Contratação de temporários: maior número em SP pós-pandemia
Levantamento preliminar efetuado pela Confederação Nacional do Comércio prevê a abertura de 80,5 mil postos de trabalho temporário no Estado de São Paulo por ocasião das datas sazonais de fim de ano, com elevação salarial de até 5%, em relação a igual período de 2022. Se a estimativa se confirmar, será o maior índice pós-pandemia.
O estudo compreende, globalmente, os setores do comércio, serviços e outros, e o segmento comercial lidera essa fatia, com a previsão da abertura de 48,3 mil vagas de trabalho.
Via de regra, as contratações para reforço no atendimento de lojas do comércio para as datas de fim de ano são feitas entre setembro e novembro de cada ano.
O que significa dizer que o período atual corresponde ao pico desse processo de contratações, e as vagas abertas no comércio paulista representam cerca de 31% das oferecidas em todo o Brasil.
Para efeito de comparação, no ano passado, o número de temporários contratados em SP foi de 76,8 mil, em 2021, de 74,9 mil e, em 2020, de 56,89 mil. Neste ano, o número deve ser 41,5% maior do que o de 2020.
De acordo com a CNC, o salário médio pago aos temporários neste final de ano deverá ser da ordem de R$ 1.670, ou entre 4% e 5% maior do que o pago em 2022.
Razões
Segundo a pesquisa, os fatores determinantes para os números apresentados dessa estimativa são:
- Quedas de preços e juros
- Melhora no mercado formal de trabalho
- Redução nos índices de inflação
- Redução nas taxas de desemprego
Os tópicos acima trazem a análise de um cenário favorável ao consumo e a contratação de temporários está ancorada na melhora do mercado de trabalho, na redução da inflação e na tendência de crédito mais barato.
Um outro fator que corrobora com as previsões otimistas é a distinção importante desse ano em relação a 2022, visto que eleições e Copa do Mundo atrapalharam as vendas do comércio.
Ligue 11 2858-8400, FALE CONOSCO ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402