Como MPEs podem atrair os melhores candidatos?
Saiba como vencer os desafios da atração dos melhores candidatos para Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Conheça as principais tendências e táticas de contratação inteligente.
Um processo de contratação inteligente pode ser eficaz para organizações de todos os portes, mas é ainda mais impactante para as micro e pequenas empresas. O desafio: atrair e reter talentos que possam impulsionar os negócios e posicionar melhor o seu empreendimento no mercado. A solução: otimizar o recrutamento e aproveitar ao máximo o potencial de uma equipe mais enxuta.
Ao realizar o sonho de “ser o próprio chefe”, é natural também virar contratante ao longo da jornada. E a sua experiência pode ser um grande trunfo na hora de dar esse passo. Afinal, não é difícil receber inúmeras opções de curriculum vitae ao anunciar uma oportunidade de emprego. Só que é preciso ter uma boa estratégia para encontrar qualidade e alinhamento de expectativas ao procurar as pessoas ideais para trabalhar em sua empresa.
Empreendedorismo e contratação inteligente
Quem está começando a empreender quer se cercar das pessoas certas e não pode gastar tempo e dinheiro com um processo de recrutamento ineficiente. A ideia é encontrar colaboradores que possam desempenhar um bom trabalho em harmonia com o restante da equipe, com o contexto da empresa e com os seus objetivos organizacionais. Além de ser frustrante não conseguir isso, a maioria das startups e empresas de menor porte têm que evitar a contratação de pessoas que não conseguem se adaptar ou ficar no emprego.
Por outro lado, empreendedores e empreendedoras podem ter uma visão muito clara sobre o tipo de ajuda que precisam para seguir em frente. Isso porque costumam acompanhar pessoalmente a evolução das suas empresas, algo que é mais difícil de acontecer nas grandes corporações. Essa clareza é fundamental quando o objetivo é fazer contratações inteligentes, seja por meio de uma agência especializada em Recursos Humanos ou um processo próprio de seleção profissional.
Tendências de RH com condições vantajosas para empreendedores
Ao planejar a formação de uma equipe para progredir com sua empresa, procure considerar o seguinte:
- Contratação com base em competências – que já é prioridade para 73% profissionais de Recursos Humanos, segundo o relatório do LinkedIn sobre o futuro do recrutamento. Isso ajuda a encontrar pessoas qualificadas e adaptadas às demandas da empresa.
- Compromisso com a diversidade – um posicionamento valorizado no mercado de trabalho porque corresponde aos anseios da sociedade moderna. No setor varejista, uma equipe diversa pode ampliar a identificação com o público consumidor.
- Capacitação e promoções internas – iniciativas que podem solucionar a falta de pessoal qualificado (principalmente para atuar em áreas tecnológicas da empresa), facilitar a formação de líderes e motivar o desenvolvimento profissional como parte dos convênios e benefícios que a sua empresa pode oferecer aos colaboradores.
Principais estratégias de recrutamento e seleção para PMEs
A maioria das startups, micro e pequenas empresas (MPEs) tem que fazer mais com menos — tanto na quantidade de pessoal quanto no orçamento alocado para formar seu quadro de colaboradores. Por isso, vale a pena considerar as seguintes estratégias ao conduzir um processo de recrutamento e seleção profissional:
- Defina sua oferta de emprego. O ideal é ter um plano de cargos e salários para planejar as contratações necessárias para a sua empresa. Você também pode fazer um mapeamento para descobrir quais são as lacunas de competências a serem preenchidas.
- Estabeleça critérios de escolha. Pode ser interessante ranquear as características, experiências e habilidades, separando aquilo que você considera fundamental do que é só desejável. Alinhe essas preferências às atribuições e responsabilidades do cargo.
- Crie um anúncio adequado. O anúncio deve apresentar as informações essenciais sobre a oportunidade de emprego com clareza, objetividade e um tom compatível com a cultura da empresa. Procure direcioná-lo ao máximo para o perfil profissional que você está buscando.
- Divulgue a oportunidade. Lembre-se que é possível usar plataformas gratuitas, fazer networking e aproveitar o potencial das redes sociais.
- Otimize a triagem de currículos. Mesmo que você não possa contar com softwares de triagem automatizada (ATS) ou recursos avançados de inteligência artificial, siga seus critérios de escolha para identificar os perfis mais promissores e depois faça uma segunda análise com base no potencial de cada candidatura pré-selecionada.
- Defina uma estrutura para as entrevistas. Uma abordagem padronizada ajuda a comparar candidatos para fazer uma contratação inteligente.
- Dê um passo além no processo de contratação. Aproveite o aprendizado ao longo do processo, registre dados importantes e comece a montar um banco de talentos em sintonia com a sua empresa.
Não existe um manual da contratação inteligente, mas você pode adaptar estas dicas à sua realidade e aprimorar cada vez mais os seus processos. Informar-se sobre o assunto é o primeiro passo para acertar na aquisição de talentos e evitar a rotatividade de pessoal em micro e pequenas empresas.
PROGERH
Com base nesse contexto e levando em consideração o fato de que os cenários de RH estão em constante transformação e atualização, o Sindilojas-SP idealizou e concebeu o PROGERH – Programa de Gestão de RH no Varejo
O aprendizado obtido nas interações com os profissionais do setor moldarão as ações futuras. Por isso, o contato e compartilhamento do conhecimento é algo valorizado e resultará numa experiência cada vez mais rica e proveitosa para todos.
Clique aqui e venha fazer parte do PROGERH
Ligue 11 2858-8400, FALE CONOSCO ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402