
Como as MPEs podem se adaptar às novas demandas do mercado?
Embora as micro e pequenas empresas de papelaria enfrentem uma série de desafios, como a concorrência das grandes redes e a necessidade de adaptação às novas tecnologias, o setor também oferece uma série de oportunidades para quem está disposto a inovar e se adaptar.
Nos últimos anos, as micro e pequenas empresas de papelaria têm enfrentado desafios impostos pela evolução do mercado, pelas mudanças no comportamento dos consumidores e pela crescente digitalização do comércio. Entretanto, muitas dessas empresas têm se reinventado e adaptado suas operações para seguir competitivas, garantindo sua sobrevivência e crescimento.
Elencamos abaixo alguns tópicos considerados primordiais para que micro e pequenas empresas possam caminhar nessa direção, em meio a todas essas exigências que tem moldado as tendências de consumo:
Presença online
O comércio eletrônico tem se tornado uma necessidade para as empresas de papelaria, especialmente em um momento em que os consumidores estão cada vez mais habituados a comprar pela internet. Micro e pequenas empresas que antes dependiam exclusivamente das vendas físicas têm investido em plataformas de e-commerce para atender a uma demanda crescente por conveniência.
Além disso, a presença online permite que as empresas ofereçam uma gama de produtos de papelaria que nem sempre estariam disponíveis nas lojas físicas, atendendo de forma mais personalizada aos diferentes segmentos de mercado.
Entretanto, o processo de ingresso e imersão das MPEs no universo digital também enfrenta certos percalços, gerando insatisfações em alguns lojistas do setor, conforme relata a empresária Sandra Matsumoto, da Papelaria Okuhama, localizada na região de São Mateus, na zona leste de São Paulo:” Fazer vendas online não deixa de ser ainda um desafio para empresas de pequeno porque, porque ainda identifico um mercado predatório, com constantes taxas abusivas em diversas plataformas”.
Personalização/ sustentabilidade/experiência do cliente
Uma das maiores tendências que vem ganhando força no setor de papelarias é a personalização de produtos. Cada vez mais se tem registrado que consumidores buscam itens exclusivos e personalizados, especialmente para presentes, material escolar ou escritório.
Outra tendência de mercado e que as MPEs devem procurar se enquadrar é a disponibilização de itens ecológicos e com a marca da sustentabilidade, como produtos eco-friendly para atender à demanda de produtos que não prejudiquem o meio ambiente. A utilização de papéis reciclados, materiais biodegradáveis e itens livres de plásticos são uma tendência crescente no setor.
Dentro desse “mix”, Sandra elenca as ações que costuma levar a efeito para sintonizar a sua empresa à essas emergentes modalidades de consumo, posicionando a sua marca na rota da competitividade: “O que faço na minha loja é treinar constantemente os funcionários pra ter um atendimento mais humanizado, em q mais do vender produtos, tentamos solucionar o problema do cliente. Ou seja, ele vem com uma ideia de compra, mas tentamos agregar mais produtos pra solucionar a necessidade dele.
Outra questão é agregar prestação de serviços ao cliente: encadernação, impressão de documentos, plastificação, etc.”
Inclusão de novos nichos
Tem se apurado, também, que as micro e pequenas empresas de papelaria têm se tornado mais flexíveis para adaptar seu portfólio de produtos de acordo com as novas demandas de mercado. Isso inclui não apenas a ampliação do mix de itens de papelaria tradicional, mas também a inclusão de novos nichos de mercado, como materiais para artesanato, presentes criativos, artigos para home office e até produtos de papelaria voltados para a educação inclusiva.
Para Sandra, isso passa , fundamentalmente, pela questão desafiante e igualmente necessária da diminuição da dependência das sazonalidades: ” Eu acredito q o maior desafio do atual mercado, pra nós, papeleiros é tentar diminuir a sazonalidade do nosso setor: o que fazer pra aumentar ou até mesmo manter a regularidade de vendas em outras épocas do ano. Voltar o olhar para essa ampliação de nicho vai nessa direção”, finaliza.
Câmaras Setoriais
No Sindilojas-SP, as empresas representadas tem Câmaras Setoriais específicas da sua categoria.
É o seu espaço para discutir e buscar soluções para as necessidades e desafios do setor, sendo um caminho para a defesa e a segurança da sua empresa!
Desafios da gestão, problemas na sua rua ou região, situações com colaboradores, carga tributária, legislação… enfim, tudo que se relaciona com seu negócio e que possa ser um entrave para o seu desenvolvimento, são objetos de discussão e busca de soluções na sua Câmara Setorial. Clique aqui para saber mais!
Ligue 11 2858-8400, FALE CONOSCO ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402