
Sindilojas-SP cobra solução por problemas de energia no Centro
Desde 20 de fevereiro, problemas de fornecimento de energia vem afetando o comércio lojista das regiões da Rua 25 de Março, dos Aimorés e José Paulino, e o Sindilojas-SP, em interlocução direta com a concessionária ENEL, cobra soluções efetivas e definitivas para a resolução da precariedade dos serviços prestados, que vem sendo registrada de maneira recorrente nos últimos anos.
O Sindilojas-SP, e a FecomercioSP, que também integra o Sistema Confederativo do Comércio, cobram, dessa maneira, a pronta normalidade do fornecimento de energia para as unidades consumidoras situadas nas regiões menci0nadas.
Nesse sentido, as entidades salientam também que, apesar da energia elétrica estar sendo fornecida por meio de geradores, o barulho excessivo, o considerável espaço ocupado por caminhões nessa operação, as inúmeras interrupções decorrentes e a “agenda negativa”, oriunda das informações publicadas sobre esse problema na localidade, tem afastado os clientes das lojas, ocasionando a consequente queda de faturamento numa época de significativo movimento, às vésperas do período de Carnaval.
Histórico
Em 2024, as entidades relataram problemas de má qualidade de fornecimento nas áreas da República, Santa Cecília, Vila Buarque, Consolação, Higienópolis, Bela Vista e Centro Histórico, todas, a exemplo da região da 25 de março e adjacências, também atendidas por redes subterrâneas.
Vale lembrar também dos graves episódios de falta de eletricidade de longa duração que impactaram milhares de consumidores, ocorridos principalmente em novembro de 2023 e outubro de 2024, ocasiões em que as entidades também oficiaram a ENEL SP, ANEEL, ARSESP, PROCON, CONSELPA, Prefeito da cidade de São Paulo e o Governador do Estado com pedidos de providências.
Necessidade expressa
Tomando como referência as recentes alegações da empresa concessionária ENEL, para justificar os atuais problemas de fornecimento de energia elétrica no Centro, O Sindilojas-SP e a FecomercioSP afirmam que, seja qual for a causa da interrupção da distribuição da energia elétrica, tais como água nas galerias por inundações, superaquecimento devido às altas temperaturas ou incidentes com outras concessionárias de serviços essenciais da cidade, há a necessidade expressa da adoção de ações preventivas para reforço e adequação das redes subterrâneas, além de medidas corretivas assertivas para o pronto restabelecimento do serviço.
Cobranças
Por fim, em virtude da recorrência excessiva desse grave problema que afeta os comerciantes da capital, as entidades apontam uma vez mais, com indignação, a postura negligente da empresa detentora da concessão do fornecimento de energia na cidade de São Paulo, reiterando que, nos cinco dias em novembro de 2024 em que ficaram parcialmente sem energia elétrica, os setores de comércio e serviços da cidade de São Paulo perderam, pelo menos, R$ 1,3 bilhão em faturamento bruto.
Ante à gravidade da situação relatada, o Sindilojas-SP e a FecomercioSP enfatizam a necessidade de célere efetivação das providências ora pleiteadas.
O Sindilojas-SP, como representante dos empresários do comércio varejista da capital de São Paulo, atua diretamente junto aos Poderes Públicos para requerer a solução dos problemas que interferem no comércio. Incentive esse trabalho sendo uma empresa associada!
Sua participação é muito importante. Em caso de problemas e dificuldades, entre em contato como Sindilojas-SP.
Ligue 11 2858-8400, FALE CONOSCO ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402