
Mix de produtos: garantia competitiva no setor de cosméticos
A gestão do mix de produtos indica um aspecto crucial para a garantia competitiva e o sucesso no comércio varejista de cosméticos, dada a grande variedade de produtos e a necessidade de manter o sortimento adequado para atender a demanda do consumidor.
O mercado de cosméticos é dinâmico e está em constante evolução, impulsionado por várias tendências e influências externas. Para os micro e pequenos empresários do setor, entender essas tendências e aplicar boas práticas de gestão de estoque e sortimento pode ser a chave para o crescimento e a sustentabilidade do negócio.
As tendências no setor de cosméticos são formadas por uma combinação de fatores internos e externos, que refletem as mudanças nas preferências dos consumidores, inovações tecnológicas e questões sociais, e esses, via de regra, tendem a ser, conceitualmente, os balizadores para uma boa gestão do mix de produtos e composição do estoque.
Alguns dos critérios considerados essenciais para uma boa gestão, incluem:
Análise de demanda
A utilização de ferramentas de análise de dados que possibilitam prever as necessidades dos consumidores, com base em histórico de vendas, sazonalidade e tendências emergentes, tem de ser considerada. A segmentação do público-alvo e a análise do comportamento de compra tendem a ajudar a identificar quais produtos devem ser priorizados no estoque.
Investimento no mix de produtos
O balanceamento do mix de produtos entre os itens mais vendidos e os novos lançamentos, é outra ferramenta de gestão que se mostra importante. Manter uma diversidade de produtos em cada categoria (cuidados com a pele, cabelo, maquiagem, etc.), e ainda adicionar produtos inovadores que atendam às últimas tendências, atende a esse modelo. Além disso, os varejistas devem considerar a rentabilidade de cada produto, não apenas o volume de vendas.
Gestão da Rotatividade de Produtos
A rotatividade de estoque é algo a ser monitorado de perto, para evitar o acúmulo de produtos encalhados e garantir que os itens mais procurados estejam sempre disponíveis. Uma boa prática é o uso de tecnologia para prever os períodos de alta demanda e ajustar os níveis de estoque com base nesses dados.
Armazenamento e Organização
Ter um sistema de organização eficiente, com categorias claras e fácil acesso aos produtos, facilita o processo de reposição de estoque e melhora a experiência de compra do cliente.
Câmaras Setoriais
No Sindilojas-SP, as empresas representadas tem Câmaras Setoriais específicas da sua categoria.
É o seu espaço para discutir e buscar soluções para as necessidades e desafios do setor, sendo um caminho para a defesa e a segurança da sua empresa!
Desafios da gestão, problemas na sua rua ou região, situações com colaboradores, carga tributária, legislação… enfim, tudo que se relaciona com seu negócio e que possa ser um entrave para o seu desenvolvimento, são objetos de discussão e busca de soluções na sua Câmara Setorial. Clique aqui para saber mais!
Ligue 11 2858-8400, FALE CONOSCO ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402