Departamento de Economia e Tributação

Varejo tem maior geração de empregos desde fevereiro

1 de setembro de 2025

Em julho e no ano há concentração de novas vagas em ramos do varejo de “mercadorias essenciais”. Varejo de moda & vestuário ainda patina, com expectativa de recuperação no último trimestre.

Estudo do Sindilojas-SP, com base em dados do Novo Caged, aponta que o comércio varejista paulistano gerou 2.405 novos empregos formais em julho, resultado de 31.218 admissões contra 28.813 desligamentos. Esse é o melhor desempenho mensal desde fevereiro, quando foram criados 2.733 postos. O setor soma 607 mil vínculos ativos na capital e completou quatro meses consecutivos de saldo positivo, conforme análise da Pesquisa de Emprego do Varejo Paulistano (PEVP).

Evolução do saldo mensal de empregos celetistas no varejo paulistano

Fonte: Novo Caged / Elaboração e cálculos: Sindilojas SP

Em relação aos meses de julho dos anos anteriores, o saldo de 2025 ficou próximo dos registrados em 2023 e 2024. Na comparação com o mesmo período do ano passado, observa-se apenas uma retração de 4,5% no ritmo de expansão da empregabilidade do varejo da capital, mostrando estabilidade no comportamento do mercado.

Evolução do saldo de empregos celetistas no varejo paulistano – MESES DE JULHO

Fonte: Novo Caged / Elaboração e cálculos: Sindilojas SP

 


No acumulado de janeiro a julho, o varejo abriu 5.195 vagas celetistas, o melhor resultado para o período desde 2021. Os ramos de gêneros alimentícios lideraram a geração de postos de trabalho tanto em julho quanto no ano, com destaque para minimercados, mercearias e armazéns, supermercados e hipermercados. Por outro lado, os segmentos de vestuário e calçados foram os que mais retraíram no acumulado, com saldos negativos de 1.770 e 696 vagas, respectivamente.

Resiliência do setor

Para o presidente do Sindilojas-SP, Aldo Nuñez Macri, o comportamento dos indicadores confirma a resiliência do setor.

“O resultado de julho mostra a força do varejo em sustentar empregos e renda em São Paulo. Mesmo diante de juros elevados, endividamento e inadimplência das famílias, o setor tem se mantido como um dos pilares do mercado de trabalho da capital, principalmente ao oferecer oportunidades em segmentos de mercadorias essenciais”, avalia.

Segundo o estudo, 23 dos 75 segmentos que compõem o comércio varejista apresentaram saldos negativos em julho, com destaque para combustíveis e informática. Já farmácias e estabelecimentos de gêneros alimentícios concentraram a maior parte das contratações.

 

“A heterogeneidade dos resultados mostra que o varejo responde de forma diferente conforme o perfil de consumo. Enquanto os itens essenciais seguem em expansão, outros segmentos ainda enfrentam um ritmo lento de recuperação, mas nossa expectativa é de retomada mais consistente a partir do último trimestre do ano”, acrescenta Macri.

Análise econômica

Os dados de julho e do acumulado do ano indicam cenários positivos e desafiadores. Por um lado, o setor registrou o melhor mês desde fevereiro e o melhor início de ano em geração de empregos celetistas desde 2021, demonstrando a resiliência do mercado de trabalho, refletida também no ambiente nacional. Por outro, há forte concentração de vagas nos segmentos de mercadorias essenciais, principalmente gêneros alimentícios e farmácias, enquanto vestuário e calçados ainda enfrentam dificuldades, com recuperação prevista apenas para o último trimestre. Apesar dos desafios econômicos, como preços e juros elevados, endividamento e inadimplência, o desempenho do varejo ajuda a sustentar a renda da população, seu consumo e a economia doméstica.

O presidente ressalta que a evolução positiva do emprego no varejo contribui diretamente para a manutenção da renda da população e para o equilíbrio da economia doméstica na capital paulista.

Departamento de Economia e Tributação

Dentro de sua estrutura operacional, o Sindilojas-SP possui o Departamento de Economia e Tributação, objetivando levar ao empresário do comércio varejista um rol de informações relacionadas à conjuntura macroeconômica, imprimindo sobre estas as particularidades do setor do varejo.

O Sindilojas-SP leva em consideração o fato de que temáticas como obrigações fiscais, carga tributária e questões relativas à recente regulamentação da Reforma estarão permanentemente presentes no dia a dia dos empresários do comércio.

Fale conosco, queremos ajudar, melhorar e proteger seu negócio. Entre em contato através dos nossos canais

Ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402