Gestão

O impacto do calendário de feriados no varejo em 2026

13 de janeiro de 2026

O calendário de feriados nacionais de 2026, com mais chances de emendas com os fins de semana, deverá impor um impacto ainda mais expressivo ao desempenho do comércio varejista da cidade de São Paulo. Estimativas do Sindilojas-SP e da FecomercioSP, através da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV), apontam que as datas podem resultar em uma perda potencial aproximada de R$ 5,1 bilhões em faturamento bruto para o varejo paulistano ao longo do ano, um aumento de 12,9% em relação ao impacto de tais datas em 2025.

Fatores

Esse impacto negativo está associado, sobretudo, à redução do fluxo de consumidores nos estabelecimentos comerciais durante os feriados prolongados, período em que parte da população reduz seu trânsito ou deixa a capital e prioriza atividades de lazer e turismo em outros municípios paulistas ou regiões do país. Como consequência, há uma desaceleração não desprezível das vendas, especialmente em segmentos fortemente dependentes da circulação diária de pessoas e do consequente consumo não planejado.

Setores

Em setores como o de combustíveis, lojas de vestuário, calçados e até mesmo atividades consideradas essenciais, como supermercados e farmácias, o impacto agregado é mais elevado na capital, sobretudo em um ambiente econômico já marcado pelo consumo mais cauteloso, juros elevados e orçamento familiar pressionado.

Efeitos na capital

Por concentrar o maior e mais diversificado polo comercial do País, a cidade de São Paulo absorve de maneira mais intensa os efeitos do calendário de feriados. Diferentemente de regiões com forte vocação turística, a capital não se beneficia, na mesma proporção, do aumento no fluxo de visitantes nessas datas, o que limita a capacidade de compensação das perdas.

Necessidade estratégicas

Diante desse cenário, o Sindilojas-SP indica que planejamento empresarial considerando o desafiador calendário de 2026 ganha ainda mais relevância. A adoção de estratégias como ajustes na gestão de estoques, revisão de escalas de trabalho, fortalecimento dos canais digitais e ações temáticas e promocionais nos períodos imediatamente anteriores aos feriados podem ajudar a mitigar os impactos negativos sobre o faturamento. Até porque a perda potencial de R$5,1 bilhões representaria pouco mais de 1% do faturamento bruto anual do varejo paulistano, o que parece pouco, mas está longe de ser desprezível, considerando que a taxa de crescimento esperado para tal setor não deve ser muito maior que este percentual para este ano.

Trabalho no feriado de 25 de janeiro requer a emissão de Certificado… Não esqueça! Clique no banner abaixo e solicite!

Na Capital de São Paulo, o Sindilojas-SP é a entidade representativa do comércio lojista.  Conheça os diversos produtos, serviços e assessorias à sua disposição. Associe-se! 

Central de Atendimento Sindilojas-SP

Ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402