A Copa do Mundo, suas marcas e o uso no comércio
Há espaço para todos ao redor do maior evento esportivo do mundo em 2022.
A FIFA (Federação Internacional de Futebol) tem a titularidade garantida para a Marca COPA DO MUNDO no Brasil, já que tem processos em vigor concedidos junto ao INPI (Instituto de Propriedade Intelectual).
Mas a cada evento, faz junto ao país que será sede, a solicitação de exclusividade total das marcas Copa do Mundo da FIFA. E neste ano de 2022, será no Catar. A medida é tomada para dar garantia aos patrocinadores da entidade e do evento. São muitas as marcas “patrocinadoras oficiais” da Copa do Mundo da FIFA Catar 2022 e este evento além de movimentar a bola, movimenta muita riqueza e consequentemente aumento de patrimônio a todos os envolvidos.
Além das marcas que estão hoje com a FIFA, existem uma infinidade de outras disputando um pequeno pedaço de terra na mente dos consumidores: patrocinadores das seleções participantes, dos atletas que estarão em campo ou de lendas já consagradas, anunciantes que adquiriram cotas de publicidade das emissoras oficiais, marcas que compraram pacotes de mídia de veículos que farão a cobertura do evento, ou outras que fecharam projetos especiais de conteúdo junto a canais e influenciadores desse meio.
Mas você precisa ser um patrocinador para falar de Copa do Mundo? Não para falar, mas não pode usar a Marca em seu negócio, em sua fachada ou em suas redes sociais sem autorização do dono da Marca, no caso: a FIFA.
Você poderá falar sobre o tema esportivo que é uma Copa do Mundo. Se você e sua equipe sabem que falar de Copa faz todo sentido para a marca que cuidam, podem propor ideias que conciliem criatividade, alto impacto e viabilidade dentro do universo esportivo que é uma decisão que não somente te ajudará a evitar problemas legais e dilemas éticos como também fará muito bem à sua marca.
Artigo escrito pelo GRUPO MERCOSUL, empresa parceira do Sindilojas-SP, que oferece condições diferenciadas para empresas associados no registro de Marcas e Patentes. Clique aqui, conheça a parceria e solicite uma pesquisa de marca sem custo.