A importância do Recrutamento e Seleção nas organizações
A busca pelo profissional adequado ao perfil do cargo está além da experiência e competência necessária. Hoje além dos candidatos se adequarem a esses fatores as organizações buscam pelo candidato que também esteja dentro do perfil comportamental, da cultura e política da empresa.
Já se sabe que o capital humano é a chave para o sucesso e lucro, pois ele que está à frente dos negócios para impulsionar a organização, trazer o reconhecimento sobre produtos/ serviços e competividade dentro mercado.
Mas como saber se estamos contratando o profissional certo para o cargo?
Primeiramente deve- se realizar um descritivo do cargo, relacionado todas as atividades que o profissional irá exercer na função. Segundo verificar quais as experiências e competências necessárias para o profissional exercer o cargo. E terceiro analisar quais são as características comportamentais adequadas para este candidato esteja dentro do perfil da cultura e política da organização. Devemos sempre usar esses critérios para as novas contratações, independentemente do nível da vaga ser operacional ou gerencial.
Nem sempre a contratação de um candidato sem experiência no cargo irá trazer prejuízo a empresa, pois um profissional com o treinamento necessário irá se adequar ao cargo sem vícios anteriores e trazer uma nova visão para o desenvolvimento da função.
No caso da contratação de um candidato inadequado para vaga, isso poderá acarretar grande prejuízo para a organização, como: desperdício de investimento e tempo de treinamento, taxas elevadas de turnover (rotatividade de profissionais na empresa), insatisfação com a equipe de trabalho e alto custo da folha de pagamento/ rescisão.
Por bases nesses fatores que hoje o processo de recrutamento e seleção é de suma importância, pois o RH tem a missão de captar os candidatos que estejam mais perto possível desses critérios e agregar novos talentos para a organização.
*Por Nathasha Conte, da Conte RH, parceira do Sindilojas-SP. Conheça mais AQUI.