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Avaliação comportamental: por que utilizá-la na empresa?

20 de junho de 2023

Os processos de avaliação comportamental tem se mostrado como uma metodologia importante para realizar as melhores contratações e reduzir a incidência de perda de bons profissionais. Segundo especialistas, essa iniciativa é um fator muito importante que tende a contribuir para a construção e manutenção de uma cultura organizacional forte.

Na consideração de que os métodos convencionais de avaliação de desempenho técnico não são suficientes para mensurar o comportamento efetivo dos colaboradores na empresa, o estudo que se debruça sobre o comportamento dos indivíduos frente a diversas situações do cotidiano, representa a ampliação do leque para proceder a melhor escolha nos processos seletivos nas empresas.

E isso tem uma estreita relação com a cultura organizacional da corporação, pois é ela que determina a forma como os colegas vão se comportar perante seus colegas, gestores, clientes e fornecedores e, por essa razão, é fundamental que um novo colaborador que chegue, compartilhe dos mesmos princípios da organização. Assim, sem que haja o que se convenciona chamar de “Fit Cultural”, é muito provável que um funcionário apresente produtividade deficiente e que sua permanência na empresa não dure muito tempo, aumentando os índices de turnover.

Condições e critérios para a avaliação comportamental

A tarefa de avaliação comportamental não é simples e requer o apoio de profissionais devidamente capacitados para isso, bem como o uso de metodologias e ferramentas que tornam o processo mais ágil e eficaz e a interpretação correta dos dados é crucial para a obtenção de resultados idôneos e seguros, e que consigam traduzir a essência de cada avaliado.

Nesse sentido, é preciso conhecer as competências comportamentais existentes e mapear aquelas que podem proporcionar mais benefícios ao negócio, processo que é influenciado também pelos objetivos de cada organização, pois, como exemplo, uma empresa que visa expansão territorial tem desafios diferentes de uma que visa aumento na fidelização da base de clientes.

Existem diferentes formas de avaliar as competências comportamentais de uma pessoa. Cada metodologia traz uma abordagem específica que ajuda a compreender os indivíduos a partir de determinado ponto de análise, dentro do critério em que se considera a situação atual da empresa e seus objetivos. Esse processo deve ser conduzido por um profissional de RH, com a necessidade de contar com o apoio da cúpula diretiva da organização, para que as definições sejam eficientes.

Comportamentos valorizados na atualidade

Dentre os comportamentos mais aderentes às organizações e que são mais procurados pelo mercado, destacam-se os listados abaixo:

  • Equilíbrio emocional – É a qualidade de um indivíduo de controlar as suas reações frente a situações mais extremas, sem deixar que isso afete a produtividade. Essa é considerada uma competência difícil de se desenvolver e, por essa razão, é a mais valorizada.
  • Liderança – É a capacidade de tomar responsabilidades para si e de influenciar as pessoas ao redor a seguir seus passos. Além de ser uma característica  indispensável para os cargos de gestão, ela também é altamente benéfica em outros tipos de cargos.
  • Criatividade – É uma competência que permite que o profissional pense além das suas funções habituais, o que se convenciona chamar “pensar fora da caixa”, sendo essencial para negócios ligados à inovação e expansão de horizontes.
  • Comunicação – É uma habilidade que ajuda a tornar a rotina mais simples e a dar mais fluidez aos processos. Um profissional que detém essa competência possui a capacidade de promover maior união entre as equipes e a agilizar as entregas.

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