Departamento de Economia e Tributação

Baixas temperaturas podem trazer altas oportunidades aos lojistas

15 de maio de 2025

Como o comércio varejista pode se aproveitar do frio para gerar soluções e negócios.

No último dia 09 de maio, a Defesa Civil estadual projetava a redução da temperatura na capital paulista com a chegada de uma nova frente fria, que fez com que as mínimas até variassem entre 14° e 20°, trazendo os conhecidos dias de outono, marcados por grande amplitude térmica.

A perspectiva da chegada deste período mais frio traz consigo a necessidade de cuidados por parte da população, mas também a oportunidade de negócios a diversos segmentos do comércio varejista, que é a divisão comercial que mais detém de contato com este consumidor final. E o início do calendário mais consolidado de datas especiais pode ajudar ainda mais o atendimento dos anseios deste consumidor e a geração de novos bons negócios aos estabelecimentos.

Projeções

A FecomercioSP projetou que, em maio de 2025, o faturamento bruto real esperado do varejo paulistano é de crescimento de 5,8%, considerando a soma dos segmentos mais impactados por datas especiais, como o Dia das Mães. A entidade projetou também que segmentos como o de vestuário, tecidos e calçados e o de lojas de eletrodomésticos, eletrônicos e de departamentos podem crescer respectivamente até 14,7% e 5,8% neste quinto mês do ano.

Ainda que tais percentuais estejam longe de significar integralmente crescimento de lucratividade (pois se referenciam ao faturamento bruto), são números positivos e que trazem otimismo ao empresário que quiser e souber se aproveitar desta sazonalidade de datas especiais, aliada a uma temperatura mais baixa, que também muda as percepções e hábitos do mercado consumidor.

Vestuário

Estabelecimentos que comercializam vestuário, por exemplo, podem aproveitar o período para realizar promoções de artigos do último verão que ficaram no estoque, reduzindo margens, em nome de algum retorno de liquidez. Em períodos de juros altos, essa liquidez é ainda mais importante.

Para além disso, antecipar o estoque de artigos de inverno, que podem até não ter o mesmo giro rápido de peças, menores e mais baratas, mas que dão possibilidade de uma margem conhecidamente mais rentável, é uma ótima ideia. Se isso estiver aliado a criterioso planejamento de precificação e de promoções, fica ainda melhor. E neste caso, considerando que dias de inverno mais rigorosos são cada vez mais raros, apostar em artigos de meia-estação pode ser uma ótima opção para garantir bons negócios, inclusive com as opções “coringas” que servem desde compromissos sociais, até mesmo esportivos dos consumidores.

Calçados

Isso vale também para o setor calçadista, pois se no vestuário estamos falando de moletons até os corta-ventos, podemos dizer que o inverno também possibilita compras que vão de botas e artigos de couro ao tênis de corrida para quem quer se manter em exercício (cada vez mais gente!). E não podemos nos esquecer do mercado “pet”, pois com o frio também se abre um leque de oportunidade de artigos de inverno aos nossos queridos companheirinhos.

Outros segmentos

Outros segmentos do varejo que podem observar a baixa das temperaturas como oportunidade são os de artigos de eletrodomésticos, eletrônicos e até mesmo de móveis. Com o frio, mais pessoas optam por permanecer mais tempo em casa em períodos de descanso pós trabalho ou mesmo aos fins de semana.

Usar de ferramentas de marketing para valorizar a renovação de equipamentos domésticos em nome de um maior conforto do lar pode ser um importante chamariz para novos negócios.  Isso vale desde a renovação do sofá ou poltrona até a das TVs. De um novo colchão ou edredom até a cafeteira. Isto é, também o varejo de artigos duráveis pode se beneficiar com a chegada do frio.

Gestão e planejamento

Em suma, é a capacidade de gestão e planejamento que possibilita que a sazonal mudança de temperatura possa significar bons negócios, isto é, giro de estoque, ganho de liquidez, com crescimento do estabelecimento comercial.

Neste sentido, criar um histórico de vendas para balizar a quantidade e a diversificação dos itens junto dos fornecedores, usar e abusar de narrativas para alimentação das ações de marketing (seja no balcão físico e em redes sociais) e garantir um atendimento que busque não somente a cordialidade (que é item essencial), mas as soluções eficazes das necessidades do consumidor nesta época do ano, podem garantir bons frutos, em especial às vésperas do Dia dos Namorados, da chegada do Inverno, das férias escolares e em breve com o Dia dos Pais.

Departamento de Economia e Tributação

O Sindilojas-SP implementou o Departamento de Economia e Tributação, objetivando levar ao empresário do comércio varejista um rol de informações relacionadas à conjuntura macroeconômica, imprimindo sobre estas as particularidades do setor do varejo.

Esse movimento do Sindilojas-SP leva em consideração o fato de que temáticas como obrigações fiscais, carga tributária e questões relativas à recente regulamentação da Reforma estarão permanentemente presentes no dia a dia dos empresários do comércio.

Fale conosco, queremos ajudar, melhorar e proteger seu negócio. Entre em contato através dos nossos canais

Ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402