BC anuncia mudança em tarifa de pagamentos com cartões
A tarifa paga pelos comerciantes ao receberem cartões na “maquininha”, ficará limitada a 0,5% para as transações de débito e a 0,7% para os cartões pré-pagos a partir de abril 2023. Atualmente não há um nível máximo e seu valor médio supera 1% por operação.
O BC estabeleceu também que o prazo de liquidação das operações terá que ser o mesmo, independentemente de o cartão ser de débito ou pré-pago.
De acordo com a entidade monetária, a medida visa aumentar a eficiência do ecossistema de pagamentos, estimular o uso de instrumentos de pagamentos mais baratos e possibilitar reduções de custo de produtos aos consumidores finais.
No entanto, existe uma preocupação no mercado de que a definição de um teto possa fazer com que diminua a oferta de produtos a longo prazo e os valores que as instituições financeiras deixam de arrecadar sejam repassados ao consumidor final.
Buscando produtos financeiros?
O Sindilojas-SP mantém parceria com a Sicredi, o que permite oferecer serviços financeiros como empréstimo, maquininha de cartões, tarifas bancárias, recebimento de boleto, etc., com tarifas reduzidas. Conheça e solicite um contato.