Gestão

Clima corporativo: Prática favorece saúde mental

26 de agosto de 2023

Na contramão das pesquisas de clima anuais, “pulsos” semanais trazem dados em tempo real para os gestores, que podem agir de forma mais rápida e certeira.

Ansiedade, estresse, produtividade: se já não é fácil cuidar da saúde mental das equipes dentro do escritório, os novos modelos de rotina de trabalho – seja remoto ou híbrido – acabam trazendo desafios para as lideranças e times de RH.

Pesquisa relacionada a um recorte temporal específico, mostrou que, em um período de seis meses (de março a setembro de 2020), 53% dos colaboradores se sentiram mais ansiosos e 17% relataram não conseguir manter a calma diante de cenários adversários, como o recentemente vivenciado nos dois anos da pandemia do COVID-19.

Sentimentos e necessidades

Nesse panorama repleto de imprevisibilidades, a escuta ativa e contínua pode ser uma aliada para acompanhar e entender, em tempo real, os sentimentos e necessidades da equipe. Essa prática é chamada de Continuous Sensing, e funciona com pesquisas semanais rápidas para acompanhar fatores como engajamento, produtividade e bem-estar.  O resultado vai na contramão das tradicionais pesquisas de clima anuais.

Enquanto o resultado das pesquisas feitas uma vez por ano mostram uma ‘fotografia’ de um momento específico na organização, as respostas dos pulsos, que são essas perguntas enviadas com frequência, mostram um ‘filme’ do que acontece com as equipes. Assim os gestores podem agir de forma mais ágil e certeira para antecipar possíveis problemas.

Não levar a saúde mental em consideração pode, inclusive, trazer um impacto na produtividade e no caixa das empresas: segundo dados da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, em 2017 mais de 178 mil pessoas se ausentaram do trabalho por conta de transtornos mentais e comportamentais. Um estudo do Ministério da Previdência Social também mostrou que essa já é a segunda maior causa de afastamento do trabalho (que pode levar até 100 dias) e que, nos últimos 10 anos, aumentaram em 20 vezes as concessões de auxílio-doença por conta da saúde mental.

Ferramentas

A abertura de canais de interlocução com os colaboradores mostra-se como ferramenta eficaz para a redução dos índices que prejudicam o clima organizacional das organizações:

Já é fato conhecido que as empresas que investem em programas de bem-estar têm índices menores de turnover (rotatividade de pessoal) e absenteísmo. E as ferramentas de escuta contínua são importantes para ajudar nessa questão, porque quando o colaborador sente que a opinião dele importa para a empresa, os níveis de ansiedade tendem a reduzir.

Ter uma ferramenta de Continuous Sensing também pode ajudar os líderes a tomarem decisões mais complexas com o apoio de dados concretos, que são coletados e analisados através de inteligência artificial.

Ouvir os colaboradores é de suma importância para conseguir analisar o DNA da empresa e agir sobre aquilo que de fato importa e trará resultados, especialmente nesse cenário que estamos vivendo onde as prioridades mudam rapidamente.

O Sindilojas-SP está preparado para representar sua empresa. Suas opiniões são importantes para defesa e solução dos problemas do Comércio Varejista.

Incentive esse trabalho sendo uma empresa associada!

Ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?