Comércio tem resultado fraco no Dia dos Pais
Como antecipado pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo (Sindilojas-SP), o Dia dos Pais deste ano registrou mesmo um resultado bastante fraco. Em comparação à sua última edição, em 2013, o volume de vendas computado durante as duas semanas antecedentes à ocasião caiu pela metade.
Entre os fatores que desfavoreceram as vendas para a data estão os juros mais elevados e o volume inflacionário do país. A interferência da Copa do Mundo no país também contou nesse processo, uma vez que muitas das empresas e redes que haviam prospectado campanhas alusivas a um resultado melhor do país no campeonato tiveram de ser descartadas e substituídas de última hora. Vale lembrar que a Copa do Mundo também interferiu nas vendas do comércio dedicadas ao Dia dos Namorados, em junho último. Dos últimos cinco anos, a data dedicada ao amor registrou seu pior resultado este ano. Infelizmente, o Dia dos Pais acabou absorvendo um pouco desse impacto.
“Havíamos previsto que a realização do campeonato mundial de futebol no Brasil poderia interferir sobre essas datas. Era de se esperar que toda a movimentação do comércio seria voltada para o futebol, das mais variadas formas. O comerciante brasileiro esperou muito por esse momento e prospectou tudo o que podia sobre a ocasião. Infelizmente, as coisas não saíram como esperávamos e o reflexo disso pôde ser sentido nestas duas datas comerciais”, explica o presidente do Sindilojas-SP, Ruy Nazarian.
Quinto no ranking
Embora a ocasião esteja longe do status de datas comemorativas de peso, como o Dia das Mães e o Natal, o Dia dos Pais normalmente é considerado a quinta data comercial mais expressiva do ano. Há décadas, o ranking se mantém da seguinte forma:
1. Natal
2. Dia das Mães
3. Dia dos Namorados
4. Dia das Crianças
5. Dia dos Pais