Como escolher o ponto comercial de uma franquia
Ser empreendedor inicia-se com o sonho de ser dono do próprio negócio, e um dos primeiros passos para dar rumo a essa jornada [nada fácil] é escolher o ponto em que a empresa irá operar. Essa variável é fundamental para o sucesso ou o fracasso do empreendimento.
Precisa colocar o fator emocional de lado, e usar todo o bom senso para escolher a localização dessa franquia. E o processo de escolha para um bom ponto toma tempo e exige paciência e muita cautela.
Torna-se necessário observar quesitos que possam promover uma determinada marca ou franquia e que a mesma seja notada pelos clientes. Os detalhes mais significativos vão dos aspectos físicos do local até a expectativa de faturamento da unidade.
Algumas perguntas precisam ser respondidas antes mesmo do projeto em si tomar forma, a fim de evitar maiores aborrecimentos. A primeira fase deve ser dedicada à escolha de qual setor deseja atuar. Os próximos passos para a concretização dessa empresa seguem: no que investir? Qual o produto ou serviço? Quem é que desejo atingir? Aliás, essa última pergunta te levará ao seu público-alvo, e essa decisão é de extrema importância. A partir dessas análises comece a definir a localização geográfica mais adequada e que possa atrair ao seu comércio os clientes em potencial, identificando áreas de influência, ou seja, em quais espaços o seu público terá mais chance de estar.
Tipo de empresa é fator determinante
Para a escolha do ponto é primordial identificar quais nichos de franquias é possível entrar. Se você quer ser dono de uma loja de roupas, pode não ser necessário escolher um local que disponha de estacionamento, pois seu público-alvo passa em frente da loja a pé, ou então as compras acontecem por meio da internet. Caso opte por ser franqueado de uma rede de comida rápida, talvez o recomendável seja a instalação numa praça de alimentação de um shopping.
Público x visibilidade
Sua loja precisa ser vista para não falir. Dessa forma, comece observando qual a acessibilidade do local desejado. Se for uma empresa de rua, avalie se o ponto está localizado em uma avenida principal, se tem pouco ou muito movimento, se o público passa de carro ou a pé; se existem retornos nas vias bem próximas. No caso de um shopping, veja se o local fica próximo ou não de escadas rolantes. Procure reunir o maior número de informações possível e pesquise bastante.
Além disso, é fundamental se informar sobre o fluxo de pessoas que têm acesso ao espaço. Uma forma de coletar dados é por meio da amostragem. Compareça ao local várias vezes por dia durante vários dias, em horários diferentes, e anote quantos indivíduos passam em frente à unidade. Converse com outros comerciantes ou moradores da região para obter mais informações.
Tenha calma para realizar esse sonho
As economias de uma vida inteira não podem ser investidas pela emoção. Evite tomar decisões precipitadas e sem embasamento. De preferência, conte com a ajuda de quem possa esclarecer todas as dúvidas.
O Sindilojas-SP dispõe de uma Consultoria Especializada em Franquia. Para mais informações sobre o assunto, entre em contato pelo Fale Conosco: 11 2858-8400 | faleconosco@sindilojas-sp.org.br