Consultoria jurídica e contábil

Credor deve notificar devedor sobre débitos

16 de outubro de 2015

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo revogou a liminar anteriormente concedida, nos autos da Ação Direta de Inconstitucionalidade (2044447-20.2015.8.26.0000), que suspendia os efeitos da Lei nº 15.659/15. Diante dessa nova decisão, volta a valer a regra de que o consumidor/devedor somente poderá ter seu nome incluído na lista de inadimplentes, após ter sido comunicado pelo credor, de forma escrita e com Aviso de Recebimento.

Através desse aviso, o devedor terá 15 dias para apresentar o comprovante de pagamento ou quitar a dívida, sob pena de ter seu nome inscrito nesse cadastro. Se o consumidor comprovar a existência de erro ou inexatidão sobre o débito informado, fica a empresa obrigada a retirar, independentemente de manifestação dos credores ou informantes, os dados cadastrais indevidos, no prazo máximo de dois dias úteis. Em razão da revogação da liminar, a Serasa suspendeu a divulgação de dados de inadimplência, ocasionando a desatualização do sistema, comprometendo os índices e pesquisas do órgão.

Dúvidas? Fale conosco: 11 2858 8400 | faleconosco@sindilojas-sp.org.br

Serviço EXCLUSIVO para lojas e contabilidades vinculadas ao Sindilojas-SP.

MAIS ORIENTAÇÕES

Visite nosso Portal de Benefícios | Visite nossa página no Facebook


×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?