“Cultura de caixa”: impactos na experiência do cliente
Também conhecido como gestão do fluxo de caixa, a “cultura de caixa”, por definição, é a visão unificada sobre os rumos da empresa e o entendimento com relação aos reflexos e impactos de determinadas ações, nesse sentido, na organização.
Esse tipo de gerenciamento, com foco no caixa, segundo especialistas nessa matéria, também mostra-se importante para o desenvolvimento de pessoas envolvidas no negócio e a comunidade impactada pelas ações do empreendimento, como investidores, fornecedores e clientes.
Com relação às melhores estratégias para implantar esse formato de gerenciamento de maneira permanente, a palavra-chave, ainda conforme especialistas, é disciplina, no sentido de rever, de forma constante, aquilo que foi planejado, e adequar às novas situações hipotéticas, dado o dinamismo do mercado , o que leva a diversos cenários , devendo haver disciplina e diligência para verificar, constantemente, na cultura de caixa, se a realidade está de acordo com a planificação. Em caso negativo, sempre deve-se estar aberto a revisões e correções de rota, pois a velocidade em acompanhar, decidir e agir é o grande diferencial, diante da necessidade de competitividade, em virtude da característica visceral da concorrência, especialmente no segmento do varejo.
Via de regra, é indispensável ter em mente de que é necessário trabalhar para que os clientes vejam a empresa e a sintam como um verdadeiro parceiro, entregando os melhores resultados possíveis. Assim, há uma vinculação total entre o planejamento financeiro e de caixa, com a experiência do cliente.
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Cultura de caixa influenciando a experiência do cliente e vice-versa
O “x” dessa equação, mencionada no início desse artigo, é a consciência de entender que o combustível do crescimento, para proporcionar uma experiência diferenciada ao cliente, e para oferecer cada vez mais soluções e novas tecnologias, é um bom planejamento financeiro.
Ainda de acordo com especialistas consultados, um bom planejamento financeiro protege o valor da marca em momentos de incertezas, pois, no momento em que a empresa tem um caixa suficiente, pode aproveitar oportunidades, mesmo em momentos de turbulência, e elaborar estratégias com alguma margem de investimento. Além disso, a reserva de caixa faz com que os momentos de adversidade passem despercebidos aos olhos dos consumidores, pois as organizações nessa condição conseguem manter o mesmo nível de satisfação e de qualidade no atendimento.
Programa de Orientação Gerencial para MPEs