Desafios exigem dos empresários uma boa análise do cenário econômico
Entender os “sinais” do macro ambiente, possibilita ao empresário adotar estratégias que protejam a empresa, ao mesmo tempo que geram vantágens econômicas.
A economia brasileira começa a dar sinais de desaceleração. O ritmo de crescimento se reduz diante de uma conjuntura marcada por crédito caro, altos níveis de endividamento e inadimplência dos consumidores e enfraquecimento do consumo. E olha que praticamente dois terços do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro vem do consumo das famílias.
REFLEXOS NO SETOR VAREJISTA
Tais fatores atingem de forma rápida e direta o setor varejista, o primeiro a sentir os reflexos das mudanças no comportamento do consumidor. As vendas já demonstram maior seletividade, a competição por preço se intensifica e a fidelização do cliente torna-se um desafio cada vez mais complexo.
Esse ambiente exige das empresas uma leitura mais precisa do cenário econômico e uma gestão estratégica das decisões de negócio. Não basta acompanhar indicadores: é necessário compreender como cada variável (juros, inflação, renda, emprego e confiança) influencia a dinâmica do varejo. A realidade impõe um novo tipo de planejamento, mais técnico, prudente e voltado à eficiência operacional, à inovação e à diferenciação.
ESTRATEGIAS X PREVISÕES
Balizar as estratégias empresariais também observando o cenário econômico é um exercício fundamental para quem se preocupa com o momento atual e as suas perspectivas. Em vez de previsões lineares, instiga-se às seguintes reflexões:
- Quais movimentos recentes da economia devem orientar as decisões de investimento do meu negócio?
- Como equilibrar custos e margens em um ambiente de desaceleração?
- Quais segmentos tendem a resistir melhor e onde ainda há espaço para o crescimento?
Mais do que um diagnóstico, o desafio é conseguirmos fomentar a visão estratégica dos empresários do varejo, unindo análise econômica e prática empresarial. Entender o cenário conjuntural é essencial, mas o diferencial está em saber transformá-lo em ação, adaptando estoques, repensando canais de venda, inovando na experiência do cliente e fortalecendo a gestão financeira.
Em um contexto de transição e incerteza, a informação qualificada e a capacidade de reação são os principais instrumentos de competitividade e sustentabilidade empresarial.
Inscreva-se e participe desse encontro de empresários, com o tema:
O CENÁRIO ECONÔMICO E AS ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS – DIA 18/11/25
Conheça os diagnósticos atuais da nossa economia, das trajetórias do varejo e quais as reflexões desta análise que ensejam ações práticas de riscos e oportunidades que cada lojista pode (e muitas vezes, deve) incorporar no dia a dia do seu negócio.
Apresentada pelo economista Jaime Vasconcellos, assessor econômico do Sindilojas-SP e sócio da Eagles Consultoria Econômica
Na ocasição, além do tema acima, também apresentaremos para discussão, as PECs que propõem reduzir as jornadas de trabalho, a fim de alinharmos o posicionamento do setor para desenvolver estratégias de atuação junto aos poderes legislativo, visando MANIFESTAR a preocupação da categoria e proteger os interesses das empresas.
O que será debatido:
• PEC nº 148/2015 – Propõe a redução da jornada de trabalho semanal para 36 horas e implementação da semana de 4 dias.
• PEC nº 8/2025 – Propõe o fim da jornada 6×1.
DATA e HORÁRIO: 18 de novembro (terça-feira), às 9h
LOCAL: Sede do Sindilojas-SP: Rua Cel. Xavier de Toledo, 99 – 2º andar – Centro, próximo ao metrô Anhangabaú.
Clique no banner abaixo e inscreva-se

