Dia das Mães traz boa notícia para os lojistas paulistas
Matéria da jornalista Fátima Fernandes, publicada no Diário do Comércio dessa quarta-feira (28) informa que o Dia das Mães deve movimentar R$ 4,4 bi em SP. Confira:
Depois de um ano de pandemia do novo coronavírus, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) tem uma boa notícia para os lojistas paulistas.
As vendas para o Dia das Mães, a segunda data mais importante para o varejo, deve atingir R$ 4,46 bilhões neste ano no Estado de São Paulo, o maior valor desde 2014.
Se confirmada a previsão da CNC, o faturamento do comércio paulista com a data será 56,5% maior do que o de 2020, quando as lojas estavam fechadas, e 8,8% maior do que o de 2019.
O segmento de vestuário e calçados deverá corresponder a 33% deste montante, seguido por supermercados e hipermercados (21%) e utilidades domésticas (17%).
“Este aumento de vendas foi construído ao longo de 2019 e a partir da segunda metade de 2020”, diz Fábio Bentes, economista da CNC.
Bentes não espera para este Dia das Mães um boom do e-commerce, que correspondeu a 6% das vendas totais do varejo no ano passado.
Isso porque nos segmentos de vestuário e calçados e de supermercados, diz ele, as vendas on-line ainda não são tão significativas.
O volume de vendas do comércio medido pelo IBGE apresenta tendência de crescimento desde janeiro de 2019, excluindo períodos de lojas fechadas.
Mas vale destacar, diz ele, que o ritmo de crescimento do varejo está menor mês a mês, se aproximando do desempenho da economia de 2017.
Quando as vendas crescem, de acordo com Bentes, o faturamento do varejo em datas comemorativas também cresce, seguindo, portanto, a mesma tendência.
De acordo com projeção da CNC, as vendas de produtos de utilidades domésticas e eletroeletrônicos para o Dia das Mães devem subir 48% em relação a 2019.
As vendas de artigos de farmácia, perfumaria e cosméticos devem crescer 27%, de vestuário e calçados, 17%, e de produtos de supermercado e hipermercado, 8%.
Consumidor nas ruas
Outro indicador positivo para os varejistas, diz o economista, é que a circulação de pessoas em áreas de comércio e restaurantes está voltando a crescer.
Dados do Google, com base em rastreamento de celulares, revelam que, em março do ano passado, a concentração de pessoas em regiões de lojas, bares e restaurantes era 70% menor do que no período pré-pandemia.
Este número hoje está 40% a 50% menor, de acordo com levantamento de Bentes.
“Se não tivesse restrições de horários e circulação de pessoas em áreas de comércio e lazer, as vendas para o Dia das Mães iriam crescer mais neste ano”, afirma.
A rede MOB, especializada em roupas femininas, traçou uma meta para o mês de maio. A projeção é vender 75% do que faturou em maio de 2019.
Ângelo Campos, sócio da rede, diz que se os shoppings derem descontos de pelo menos 25% no valor dos aluguéis em maio, os lojistas poderão ter algum respiro com o Dia das Mães.
Sindilojas-SP auxilia o lojista no Dia das Mães
Para que você faça parte das estatísticas positivas projetadas na reportagem acima, o Sindilojas-SP preparou algumas ações:
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