Dicas para o “Gerente de Vendas Vencedor”
Por Valdirene Moser, palestrante do workshop “Gerência e Supervisão de Vendas” do Sindilojas-SP, docente Senac, Graduada em Psicologia, Professional International Coach PCA, Mediadora PEI, Cursando Especialização em Neuropsicologia com Formação em reabilitação Cognitiva pelo HCFMUSP
“Vendedor” é uma profissão devidamente registrada na CBO (Classificação Brasileira de ocupações) e ainda é escolhida por dois motivos: opção ou ocasião.
Vemos muitos desempregados optarem por esta área pela dificuldade de recolocação em suas áreas de origem. Com este panorama, o papel do líder se torna cada vez mais necessário. Ainda mais no varejo, que é uma área extremamente dinâmica e indispensável, principalmente nos períodos de alta demanda em que as lojas estão mais cheias, e quando o cliente se depara com profissionais malformados e mal informados e acaba saindo do estabelecimento frustrado.
Aí entra o grande desafio para a gerência de vendas, formar e informar profissionais que possam seguir uma carreira fluida e dinâmica, bem como, gerar resultados satisfatórios. Com isso, todos ganham.
Confira abaixo 6 dicas para desempenhar com eficiência e eficácia o seu papel enquanto líder:
1.Reserve um dia na semana para conversar com seus liderados – um a um – com o objetivo de conhecer cada um deles e descobrir o que os levou a serem vendedores.
2.Fale das evoluções que tiveram em reuniões semanais ou quinzenais.
3.De feedbacks diários – positivos e corretivos – perceba suas ações dentro do salão de vendas, observe os vendedores, de parabéns para pequenas evoluções apresentadas, e corrija rotas para os que ainda não atingiram a total eficiência, e quando acertarem os elogie.
4.Esteja sempre próximo das pessoas e mostre com sinceridade que você as respeita.
5.Desenvolva as pessoas para que sempre elas atinjam o melhor e se sintam felizes em seus ambientes de trabalho, com isso os bons resultados serão uma consequência.
6.Seja humilde e seja exemplo. Nunca cobre algo que você não faz.