
Em uma década, varejo de SP cria 27 mil vagas 50+
Segundo análise do Sindilojas-SP, participação da população 50+ cresceu 46% no setor e reflete mudanças demográficas e culturais do mercado de trabalho.
O número de pessoas com 50 anos ou mais empregadas formalmente no varejo de São Paulo cresceu 46% entre 2014 e 2024, de acordo com dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho, analisados pelo Sindilojas-SP. O avanço absoluto corresponde à criação de 27.085 novos postos de trabalho preenchidos por esse grupo, que passou a representar 14,3% de todo o setor, ante 9,5% em 2014.
Fonte: RAIS / Elaboração e cálculos: Sindilojas SP
Contramão
Na contramão da redução geral de vínculos no varejo da capital paulista — que perdeu cerca de 15,3 mil vagas na década —, os trabalhadores mais experientes se destacaram como os únicos com crescimento expressivo. A faixa de 50 a 64 anos teve aumento de 43,2%, enquanto os com 65 anos ou mais cresceram 88,5%.
“Esses números confirmam uma tendência que já vínhamos percebendo no dia a dia do comércio: o profissional mais maduro está cada vez mais presente, valorizado e, muitas vezes, mais preparado para as exigências do varejo. São perfis que trazem estabilidade emocional, responsabilidade e comprometimento, qualidades muito buscadas por lojistas”, afirma Aldo Macri, presidente do Sindilojas-SP.
O estudo mostra que, enquanto as faixas mais jovens registraram retração no período — como os de até 17 anos (-56%), de 18 a 24 anos (-19,1%) e de 25 a 29 anos (-10,3%) —, os profissionais acima de 40 anos vêm ganhando espaço. Trabalhadores de 40 a 49 anos, por exemplo, tiveram crescimento de 23% no setor.
Segmentos
Entre os segmentos que mais empregam profissionais com 50 anos ou mais destacam-se supermercados, padarias, hipermercados, minimercados e mercearias, além de setores como vestuário e postos de combustíveis. Juntos, os comércios de alimentos respondem por quatro das dez primeiras posições no ranking de contratação dessa faixa etária.
Para o presidente do Sindilojas-SP, o aumento da expectativa de vida e mudanças no perfil das aposentadorias explicam parte desse fenômeno. “Estamos vivendo mais e, muitas vezes, trabalhando mais também. Isso exige uma reconfiguração do mercado de trabalho, que precisa se adaptar a uma força laboral mais longeva e qualificada”, completa Aldo Macri.
Valor estratégico
Outro ponto destacado pelo sindicato é o valor estratégico desse público. Com mais escolaridade, experiência e habilidades socioemocionais, os trabalhadores maduros têm se revelado uma alternativa competitiva para empregadores em busca de desempenho no atendimento ao cliente e menor rotatividade nas equipes.
Segundo a entidade, a tendência é que o protagonismo da população 50+ se torne ainda mais evidente nos próximos anos, com impactos tanto no perfil das contratações quanto no relacionamento com os consumidores — que também estão envelhecendo.
“Essa transformação etária chegou ao varejo para ficar. É fundamental que empresas estejam atentas a esse novo cenário e ajustem suas políticas de contratação, retenção e treinamento. A diversidade etária é um ativo que pode gerar ganhos concretos para os negócios”, conclui Macri.
Departamento de Economia e Tributação
Dentro de sua estrutura operacional, o Sindilojas-SP possui o Departamento de Economia e Tributação, objetivando levar ao empresário do comércio varejista um rol de informações relacionadas à conjuntura macroeconômica, imprimindo sobre estas as particularidades do setor do varejo.
O Sindilojas-SP leva em consideração o fato de que temáticas como obrigações fiscais, carga tributária e questões relativas à recente regulamentação da Reforma estarão permanentemente presentes no dia a dia dos empresários do comércio.
Fale conosco, queremos ajudar, melhorar e proteger seu negócio. Entre em contato através dos nossos canais
Ligue 11 2858-8400, FALE CONOSCO ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402