Gestão

Equipe uniformizada: o consumidor agradece

5 de novembro de 2013

por Juan Celayes

 

Imagine-se na condição do consumidor que entra em uma loja e não consegue identificar um vendedor sequer ali. Desagradável, não? Coloque-se agora em seu próprio lugar de comerciante e sinta o peso de uma venda perdida por causa disso.

 

Segundo uma pesquisa de campo do Sindilojas-SP, grande parte dos comerciantes da capital ainda não vê na uniformização de suas equipes de atendimento uma forma de potencializar as vendas dentro do estabelecimento. Para alguns deles, isso não passa de um mero capricho estético que em nada interfere no rendimento dos negócios. Você também pensa assim, leitor?

Caso pense, reconsidere. No quadro atual do varejo, em que a concorrência praticamente determina o sucesso ou o fracasso de um negócio, a loja que aplica a uniformização sobre sua equipe de vendas pode estar muito mais à frente dos demais competidores do que podemos imaginar.

 

Um uniforme pode ser uma ferramenta muito importante para o desempenho cotidiano de uma loja. Coloque-se no lugar do consumidor e contextualize-se em uma loja na qual ninguém apresenta qualquer tipo de identificação. Como você reconheceria seus vendedores?

 

Apenas para exemplificar esse contexto, trazemos aqui uma situação real, vivida há algum tempo por um integrante da equipe Lojas & Lojistas.

 

Em um de seus tradicionais finais de semana dedicados às compras, nosso colega decidiu peregrinar varejo afora em busca de algumas peças de confecção. Deparou-se com uma pequena loja do gênero: vitrine bonita, produtos em conta, tudo parecia perfeito ali. Entrou. Olhou ao redor, algumas pessoas aqui e acolá. Passado um certo tempo, ninguém ainda o havia recepcionado – e o movimento dentro da loja nem estava tão grande assim. Foi até as araras, procurar por conta alguma peça. Achou uma, duas. Olhou novamente ao seu redor em busca de uma orientação sobre aqueles itens. Nem mesmo um olhar distante de “Aguarde um pouco, por favor. Já irei atendê-lo”. Nada.

 

Viu, em um corredor próximo, uma moça que mexia com certa energia em um dos cabideiros. “Deve ser uma das vendedoras”, pensou ele. Foi em sua direção e perguntou se ela poderia ajudá-lo. A resposta: “Ia te fazer a mesma pergunta. Vi que estava me olhando tanto, que pensei que se tratava de um vendedor disposto a me atender”.

 

Feito o pedido de desculpa, ele arriscou uma segunda tentativa, com um rapaz que estava próximo ao balcão. Gafe, mais uma vez. “Não trabalho aqui, desculpe”. Avistou uma senhora um pouco à frente. Ficou receoso e decidiu não arriscar, afinal, ela também não apresentava qualquer identificação com o estabelecimento.

 

Já sem paciência e sem a mínima vontade de continuar passando ‘carão’ com aquelas pessoas, ele simplesmente deixou as peças sobre o balcão e desistiu da provável compra. Apenas na saída da loja, uma jovem sorridente o abordou: “Não encontrou nada que o interessasse?”. Detalhe: ela também não dava a menor pista de que trabalhava na loja.

 

Esse exemplo denuncia bem o impasse vivido por muitos consumidores no varejo e, ao mesmo tempo, o prejuízo desnecessário que muitos lojistas poderiam evitar.

 

Referência direta

 

É importante que o leitor entenda bem o que pretendemos dizer aqui com ‘uniformização’. De modo algum estamos sugerindo que o empresário vista seus vendedores da cabeça aos pés. Falamos aqui da aplicação de uma organização visual, uma referência direta ao serviço que se presta no local, um elemento que represente a loja tão logo entre na vista do consumidor. Isso pode ser feito por meio de um modelo simples de camiseta, bonés ou lenços no pescoço (no caso das mulheres). O que vale é direcionar a atenção do consumidor para alguma referência direta com o estabelecimento.

 

Se for possível, evite que seus vendedores trabalhem com camisetas de times, agasalhos esportivos, roupas muito curtas e que, dependendo do público-alvo, causem desconforto ou embaraço. O bom senso é o melhor dos visuais, sempre.

 

Procure estabelecer certas regras de conduta de seus funcionários. Mais: defenda, através disso, uma imagem saudável e positiva de sua loja ou marca.

 

Se após ler este artigo você aderir ou não ao aspecto da uniformização de sua equipe, é com você. De qualquer forma, fica a dica. E se precisar de alguma ajuda com isso, leitor, procure o Sindilojas-SP. Hoje, ele sustenta parcerias com empresas especializadas em uniformes profissionais. Informe-se: 11 2858 8400.

 


 

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