
Feira do Livro 2025 e as oportunidades para PMEs do setor
A Feira do Livro é um evento que pode trazer benefícios significativos para o varejo do setor de livros e para outros negócios relacionados à cultura e ao lazer. Ao aproveitar o evento para promover seus produtos e serviços, os varejistas podem aumentar suas vendas, fortalecer sua marca e expandir seu mercado.
A Feira do Livro de São Paulo, que ocorrerá entre 14 e 22 de junho de 2025 na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, representa uma oportunidade estratégica para livrarias e lojistas do setor editorial. Com a participação de mais de 150 expositores e a expectativa de atrair até 110 mil visitantes , o evento oferece diversas possibilidades para expansão e fortalecimento de negócios.
Médias e pequenas livrarias podem aproveitar a Feira do Livro de São Paulo 2025. O evento é pensado para ser inclusivo e democrático, e oferece várias oportunidades estratégicas para negócios menores.
Oportunidade
Para Eliana Menegucci, CEO da Livraria da Vila, eventos como a Feira do Livro movimentam o mercado do livro de forma ampla, gerando visibilidade, novos encontros e, principalmente, despertando o interesse do público pelos livros:
“Para as livrarias, é uma oportunidade valiosa de se posicionarem como protagonistas da cadeia do livro — não apenas como pontos de venda, mas como lugares de experiência, encontros, trocas e descobertas. A feira também é uma oportunidade de gerar tráfego para lojas físicas, fomentar parcerias com editoras e autores, e ainda fortalecer o vínculo de leitores com as livrarias”
A empresária salienta, ainda, o efeito no mercado e no ambiente de negócios como um todo, que eventos dessa natureza tende a gerar:
“Sem duvida feiras e bienais, por exemplo, aquecem o mercado como um todo, criando um ambiente mais favorável para o crescimento e a valorização do livro como bem cultural”.
Tópicos
Para ilustrar esse cenário positivo, listamos abaixo algumas formas práticas de como essas empresas podem se beneficiar:
Participação via parcerias com editoras
Pequenas livrarias podem atuar representando editoras que não estarão fisicamente presentes, como já vem sendo incentivado pela organização do evento.
Essa colaboração é uma forma econômica de estar na feira sem arcar com os custos de um estande próprio.
Visibilidade sem altos investimentos
Mesmo que não tenham um estande, micro e pequenas empresas podem participar da programação paralela (debates, lançamentos, eventos literários).
Também podem promover ações externas ou distribuir materiais promocionais em parceria com outros expositores.
Networking
O contato direto com editoras, distribuidores, autores independentes e outros livreiros permite formar redes que ajudam a melhorar condições comerciais, conseguir livros exclusivos ou organizar eventos futuros em conjunto.
Pesquisa de mercado in loco
É uma ótima chance para observar comportamentos do público, testar aceitação de novos títulos, entender tendências de consumo e avaliar o que os concorrentes estão oferecendo — tudo ao vivo.
Engajamento com público novo e fidelização
A feira atrai leitores engajados, professores, bibliotecários e famílias — um público valioso para pequenas livrarias que desejam criar uma base de clientes fiéis.
Oferecer uma boa experiência, mesmo que fora dos estandes, pode levar visitantes a conhecerem a loja física ou o e-commerce da empresa depois.
Fortalecimento da marca e presença digital
Participar ativamente nas redes sociais durante o evento, divulgar a presença (ou parceria), usar hashtags da feira e fazer promoções relacionadas ao evento são estratégias eficazes para ganhar visibilidade sem custos altos.
Câmaras Setoriais
No Sindilojas-SP, as empresas representadas tem Câmaras Setoriais específicas da sua categoria.
É o seu espaço para discutir e buscar soluções para as necessidades e desafios do setor, sendo um caminho para a defesa e a segurança da sua empresa!
Desafios da gestão, problemas na sua rua ou região, situações com colaboradores, carga tributária, legislação… enfim, tudo que se relaciona com seu negócio e que possa ser um entrave para o seu desenvolvimento, são objetos de discussão e busca de soluções na sua Câmara Setorial. Clique aqui para saber mais!
Ligue 11 2858-8400, FALE CONOSCO ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402