Golpes: atenção ao descarte de dados
Vacilo no descarte de dados facilita a ação de golpistas e a recomendação é de atenção ao descartar etiquetas de postagens e notas fiscais, acessar redes em ambientes públicos e repassar informações a sites e promoções, que podem ser suspeitos.
Apesar dos avanços tecnológicos emergentes, que tem surgido com o objetivo de reduzir a incidência de fraudes, é muito importante que os cidadãos, de maneira, individual, bem como os agrupamentos coletivos representados pelas empresas, redobrem os cuidados em situações corriqueiras do dia a dia, como o uso do cartão de crédito, jogar no lixo embalagens de produtos que contenham etiquetas com dados, ou mesmo a utilização do celular em locais públicos.
Etiquetas e notas fiscais de embalagens
No caso das embalagens, a recomendação é de atenção ao descarte de pacotes de itens adquiridos pela internet, pois isso deve ser feito com a remoção das etiquetas e notas fiscais que os acompanham, já que nesses impressos constam um pacote completo de informações pessoais, como CPF ou CNPJ, nome completo e endereço, além dos produtos adquiridos. Segundo vários registros, existem pessoas especializadas no que se denomina como ” dumpster diving”, que é a ação de vasculhar lixos de empresas, com o objetivo de obtenção de dados que possam ser utilizados para golpes e fraudes.
Celulares em locais públicos
Outra situação bastante comum é abrir documentos através do celular em locais públicos, que podem representar ambientes com grande movimentação de pessoas. Nesse caso, o perigo reside na possibilidade de algum indivíduo se aproximar sorrateiramente, olhar por cima do ombro de uma potencial vítima e registrar os respectivos dados. Essa prática tem até nome técnico, dada a recorrência: “shoulder surfing”, existindo especialistas em fazer isso em qualquer lugar público.
Ainda nessa esteira do mundo digital, o que também deve ser expressamente evitado são eventuais brincadeiras em redes sociais, em que pessoas expõem, em fotos ou vídeos, documentos pessoais. Nesse situação, é preciso considerar que a internet nunca é um ambiente 100% seguro e, por isso, é preciso considerar a possibilidade de golpistas estarem na outra ponta, prontos para anotarem as informações.
Dentre prejuízos financeiros que podem ser inestimáveis e o risco de danos individuais ou à marca irreversíveis, é indispensável se ater aos cuidados com a gestão de dados para a condução do seu negócio.
Conheça o serviço de consultoria e assessoria do Sindilojas-SP para a adequação da sua empresa à nova LGPD!!
Associe-se e aproveite as condições especiais! Clique no Banner abaixo e saiba mais!