Consultoria jurídica e contábil

ICMS-ST: nova declaração eletrônica

20 de outubro de 2015

Diferencial de Alíquotas para empresas do Simples

A Resolução CGSN nº 123 estabelece que, a partir de 1º de janeiro de 2016, todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal poderão exigir que a microempresa e a empresa de pequeno porte entreguem essa nova declaração eletrônica para prestação de informações relativas ao ICMS devido por substituição tributária e ao recolhimento antecipado e diferencial de alíquotas do ICMS. A declaração está sendo elaborada pelo Confaz e deve ser disponibilizada por aplicativo único no Portal do Simples Nacional.

Essa declaração visa substituir as demais, atualmente exigidas pelos estados brasileiros e pelo Distrito Federal. Com isso, as ME e EPP passam a apresentar somente uma única declaração no momento em que efetuarem suas aquisições e/ou vendas em mais de um Estado. O novo procedimento simplifica muito as obrigações acessórias.

Os fatos geradores ocorridos até o fim deste ano terão de ser declarados da mesma forma que vem sendo feito até então, ou seja, apresentando uma declaração para cada Secretaria da Fazenda de cada Estado.

Dúvidas? Fale conosco: 11 2858 8400 | faleconosco@sindilojas-sp.org.br

Serviço EXCLUSIVO para lojas e contabilidades vinculadas ao Sindilojas-SP.

MAIS ORIENTAÇÕES

Visite nosso Portal de Benefícios | Visite nossa página no Facebook


×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?