Gestão

Importância da identidade visual

16 de outubro de 2014

 

Artigo originalmente publicado na Revista Sindilojas-SP nº 150

 

 

Era uma vez, um lojista muito simpático chamado Aurélio. Sempre sorridente, era bastante conhecido por sua cordialidade e atenção dedicada aos seus clientes. Mantinha um pequeno estabelecimento, muito simples e tradicional, no centro de São Paulo. Ele também tomava sempre o cuidado de oferecer produtos bons e de qualidade na loja. No entanto, mesmo com todos esses cuidados, os negócios não iam bem. A frequência em sua loja era baixa e as vendas, cada vez mais escassas. Aurélio não sabia mais o que pensar: “Pôxa, procuro atender bem meus clientes e lhes oferecer mercadoria de primeira e em conta. Por que minhas vendas não deslancham?” Você já se fez essa pergunta alguma vez, leitor?

 

Se já a fez em algum momento, não se preocupe. É normal. E saudável também. Afinal de contas, ser lojista hoje em dia exige muito mais do que habilidades comerciais: exige, principalmente, consciência. Então, é a minha vez de te fazer uma pergunta: você acha mesmo que os investimentos que vem fazendo sobre sua loja são suficientes para elevá-la a um outro nível de resultados?

 

É uma pergunta provocativa, incômoda até, eu sei. Mas minha intenção aqui é essa mesma: inflamar uma reflexão em você a ponto de fazê-lo analisar de forma bastante sincera se está mesmo fazendo o bastante pelo seu negócio. Verdade seja dita, a administração de uma loja demanda uma gama sem fim de investimentos. Conforme a sociedade segue seu rumo natural de desenvolvimento e transformação, não há como não acompanhar esse fluxo e seguir adiante também. Nesse processo, estar sempre se reinventando e propondo coisas novas é mais que importante para um empreendimento comercial: é vital. Colocado dessa forma, parece que a necessidade de se buscar recursos para sua loja não tem fim, não é mesmo? A verdade, meu bom empresário, é que não tem mesmo.

Quando mencionei há pouco “desenvolvimento e transformação”, fiz no sentido de estimular o leitor a considerar as necessidades que ele tem de atender, enquanto empreendedor, para garantir a continuidade – vida mesmo – do seu negócio. O cuidado constante da identidade visual da loja é uma dessas necessidades. Você sabe o que é isso, leitor? Se sim ou se não, vale a pena uma pincelada sobre seu conceito:

 

Toda empresa, seja ela do ramo que for, precisa ter uma referência que permita à sociedade um reconhecimento direto do seu papel e finalidade no mercado. Tecnicamente, essa referência é chamada de identidade visual. Ela é composta por representações gráficas que sintetizam não apenas o nome, mas também a ideia, o serviço/produto e a finalidade de uma marca ou empresa. Sua identidade passa essas informações aos consumidores?

 

Recapitulemos o caso do lojista Aurélio, do início deste artigo. Bom atendimento, ele prestava. Bons produtos e serviços, também. O ambiente de sua loja era agradável. Então, por que isso tudo não se revertia em um volume satisfatório de vendas?

 

Embora sejam inúmeros os potenciais fatores que podem comprometer o fluxo das vendas em uma loja, a falta de “referências” do negócio em si quase sempre está entre os principais motivos. Será que não foi nesse aspecto que Aurélio deixou a desejar? Bom atendimento e produtos de qualidade são fundamentais, mas é preciso mais que isso. E não há nada errado com a simplicidade de Aurélio também, longe disso. Mas será que não foi justamente a despretensão que delimitou um pouco sua visão de negócio? Pense um pouco.

 

Criar e manter uma identidade visual é algo complexo. O fato de você ter registrado o nome da sua empresa sob um design tipográfico “bonitinho” não necessariamente garante a conexão com os consumidores. O visual da sua marca precisa expressar conceito, valor e propósito. Volto a perguntar: a identidade visual da sua loja passa essas informações aos consumidores?

 

É muito importante que a identificação proposta por essa identidade seja explorada de forma coerente em todas as suas aplicações. Isso significa adotar uma imagem uniforme em fachadas, painéis, uniformes, cartões de visita, assinaturas de e-mail, plataformas digitais e demais canais de divulgação da loja. Trabalhão? Que nada! Bem conduzido, esse tipo de trabalho pode ser bem simples, prático e, acima de tudo, eficiente.

 

Caso sinta que suas vendas não estão lá aquelas coisas e você não consegue identificar o motivo disso, fica aqui a sugestão de repensar a eficácia da identidade visual da sua marca e/ou loja. Talvez seja hora de uma readequação. De que tipo? Procure por um especialista no assunto, gente de Marketing mesmo. O Sindilojas-SP mantém algumas parcerias desse tipo: empresas especializadas no estudo, no diagnóstico e na elaboração de identidade visual para lojas. Se você for um associado Sindilojas-SP (ou mesmo filiado), a coisa fica ainda melhor: condições diferenciadas na contratação dos serviços de qualquer um desses parceiros. O investimento sai bem mais em conta, pode apostar.

 

Estabelecer uma linha de comunicação com o seu cliente é fundamental e a identidade visual da sua loja é o canal para isso. Alinhe-a bem e verá como isso impactará positivamente sobre suas vendas. Quanto ao Aurélio? Ele provavelmente também está lendo este artigo e repensando suas estratégias.

 

Juan Celayes, jornalista, é editor da Revista Sindilojas-SP – Lojas & Lojistas.

 

 

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