Inteligência Artificial no RH vale a pena?
*Reprodução Pulses**
A inteligência artificial agrega diversos benefícios, a começar pela automatização de processos, tornando o trabalho mais prático e fácil. Com os avanços da tecnologia, novas possibilidades surgem e as empresas que querem prosperar precisam ficar atentas.
Na área de Recursos Humanos, ela pode ser útil para otimizar o recrutamento, facilitar o controle de jornada e até impulsionar o clima organizacional. Se a sua empresa ainda utiliza muito papel e planilhas para organizar a rotina de trabalho, a mudança é fundamental.
O que é e para que serve a inteligência no RH
A inteligência artificial consiste em um campo de estudo que desenvolve softwares e máquinas com a capacidade de inteligência como a de um cérebro humano. Isso significa que ela é capaz de aprender padrões, raciocinar e tomar decisões com base em dados.
Nesse sentido, o uso da IA no RH está focado na coleta, organização e análise de dados a respeito das pessoas que compõem a empresa, o que é chamado de Big Data. Serve para otimizar tarefas que feitas por mãos humanas demandam muito mais tempo.
Além disso, a inteligência artificial no RH traz um impacto significativo no operacional, otimizando as tarefas e aperfeiçoando os processos internos. Veja a seguir alguns dos principais benefícios observados.
Impactos da Inteligência Artificial na operação e gestão
A inteligência artificial no RH traz impactos na operação e na gestão, afetando o trabalho do setor e beneficiando os colaboradores. Isso porque a tecnologia contribui para melhorar a gestão de pessoas, proporcionando mais crescimento.
Pensar na inteligência artificial pode parecer algo muito distante e complexo, mas ela já está presente no nosso dia. Os celulares e aplicativos que usamos contam com a tecnologia, assim como muitos programas e softwares usados na empresa.
Ao automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, o uso da IA contribui para direcionar o foco do RH para ações mais estratégicas, facilitando a tomada de decisões. Outro ponto está no impacto do recrutamento e seleção que passa a ser mais assertivo e efetivo.
Atividades que podem ser automatizadas
Algumas das atividades que a IA ajuda a automatizar são:
- Controle de jornada;
- Cálculo de férias, 13º salário e benefícios;
- Fechamento da folha de pagamento;
- Assinatura de contrato digital;
- Triagem de currículos profissionais;
- Monitoramento de indicadores de desempenho.
É comum que haja a preocupação sobre a inteligência artificial substituir o trabalho humano, mas é válido notar que as automatizações são referentes a tarefas rotineiras e padronizadas. A análise crítica e sensível dos profissionais segue essencial na gestão de pessoas.
5 boas práticas para adotar a Inteligência Artificial no RH
1. Forme uma equipe de avaliação e se planeje para o longo prazo – O intuito é ter uma equipe com diferentes especialistas em tecnologia, além de profissionais do RH e representantes de diferentes grupos de funcionários, conhecedores em diversidade e acessibilidade. Isso justamente para ampliar a visão sobre a ferramenta.
2. Desenvolver princípios de IA e documentar processos
Se a sua empresa ainda não tem, pode ser a hora de criar uma política sobre o uso de IA, incluindo especificações ao RH. Nela, devem constar as prioridades e objetivos da tecnologia, assim como os seus limites de uso.
3. Determine o propósito de adotar a ferramenta de IA
Qual o problema você gostaria de resolver com a inteligência artificial? Vimos ao longo do conteúdo que existem diversas aplicações. Por isso, fazer um diagnóstico sobre o momento atual da empresa pode ajudar a entender as contribuições esperadas e os desafios a superar.
4. Se aprofunde nos elementos centrais da ferramenta
Na hora de investir em uma nova ferramenta, é importante conhecer seu funcionamento e particularidades, afinal, cada IA traz reflexos das ideias e decisões dos criadores. As demonstrações podem ser úteis para visualizar a tecnologia na prática.
5. Avaliando o nível de risco de uma ferramenta
O que pode dar errado? Pensar nos diferentes cenários e consequências é uma forma de planejar e evitar crises. Pode haver riscos legais, organizacionais e éticos, que precisam ser discutidos para aumentar o monitoramento e a segurança da tecnologia.
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