Lockdown: Como se reinventar e manter seu faturamento através das vendas online?
Estamos atravessando a fase mais restritiva do Plano São Paulo, a emergencial. Para auxiliar o lojista, trouxemos um artigo e um convite especial para você vender on-line.
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O e-commerce se concretizou e quebrou paradigmas em 2020. Esse modelo de negócio viu seus números decolarem de forma acelerada e ganhou destaque no mercado decorrente do cenário de pandemia mundial.
Segundo dados da Ebit/Nielsen, só no primeiro semestre de 2020, cerca de 7 milhões de novos usuários fizeram sua primeira compra através de e-commerce, o que gerou um faturamento 47% maior do que nos 12 meses anteriores. Para este ano o crescimento deve continuar, então vale ficar de olho nas tendências do setor.
Durante esse período, muitas pessoas encontraram nas lojas virtuais uma alternativa essencial para realizar suas compras, principalmente de supermercados – categoria essa que ganhou relevante destaque – aumentando a adesão e o número de vendas como um todo no mercado online.
O relatório também indica que o comportamento online veio para ficar e que, para algumas categorias, o crescimento chega a ser 4x o aumento da intenção de compra.
Os Marketplaces também entraram nesse ritmo. O modelo de negócio permite que diversas lojas online tenham os seus produtos hospedados em diversos varejistas mundiais, gerando maior visibilidade e tráfico para ambos. Eles são impulsionadores importantes para aqueles que possuem negócios voltados apenas para o varejo tradicional/ físico e que acabaram fechando as portas, a oportunidade de expandir/remodelar a sua operação através das lojas virtuais.
Durante o isolamento, o mercado teve uma participação de 78% no faturamento total do e-commerce, o que se tornou uma alternativa fundamental e importante para que muitas lojas não quebrassem.
O crescimento do setor com a pandemia é perceptível nos números: R$ 30 bilhões do faturamento dos seis primeiros meses de 2020 são de lojas que praticam suas vendas em marketplaces, uma expansão de 56% sobre o mesmo período de 2019.
Segundo dados do E-commerce Brasil, 95% das pessoas que compram online, compram com frequência em Marketplaces. As oportunidades para este mercado são espetaculares, porém planejamento e conhecimento serão fundamentais para crescer neste modelo de operação e ter sucesso na expansão do seu negócio.
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