Mercado de cosméticos e o envolvimento com a geração Z
O mercado de cosméticos tem por característica a capacidade constante de se adaptar às diversas fases e épocas da cultura, e isso guarda relação e promove impacto entre essa indústria e a geração Z, que é totalmente conectada com as redes sociais e seus influenciadores digitais.
Não há como falar sobre a geração Z sem falar de internet e a influência de celebridades em determinados produtos dos mais diversos estilos.
No segmento de cosméticos, que é particularmente nichado e integralmente atrelado ao universo da estética e da beleza, essa exposição se torna ainda mais evidente, dada a amplitude e o apelo desse mercado, particularmente marcado por inserções publicitárias que contam com personalidades de vulto, e que são especialmente impulsionadas pelas redes sociais, dominadas e capitaneadas pelas novas gerações.
Meios digitais, como o Instagram e o Tik Tok, dão exponencial projeção à marcas diversas e que, por suas particularidades, permitem um repasse maior de informações e produtos, com testes, avaliações e divulgações importantes para essas marcas.
Segundo um estudo da própria rede social, divulgado pelo veículo de imprensa El País recentemente, de todos os usuários, 52% afirmaram que o Tik Tok é uma ótima forma de descobrir novos produtos, enquanto que 56% afirmaram que a rede ajuda a decidir compras futuras. Ou seja, algo em total compasso com o que hoje é majoritariamente consumido e explorado pela geração Z.
Preferência por cosméticos sustentáveis e “fashionistas”
Segundo apurações, o público da geração Z se interessa muito pela estética vintage, com referências da década de 2000, além de se atraírem por produtos e marcas que estão ligadas à sustentabilidade, com ideias inovadoras, que tenham um grande alcance e engajamento no grande universo das redes sociais.
Nesse particular, há marcas que disponibilizam produtos cuja característica de composição não contou com testes em animais, e com tendências veganas, sem glúten, parabenos e sulfatos. Isso faz com que se tornem atrativos ao público consumidor, que procura cada vez mais produtos sustentáveis e com variedade de tons, cores e estilos, para se adequar em qualquer ocasião.
Perfil de um consumidor da geração Z
Conforme relatório divulgado recentemente, produzido pela Pew Research Center, a geração Z representa um público com mais diversidade étnica, sendo, dessa maneira, mais criterioso em relação à compra de produtos, principalmente no que diz respeito à sua própria identidade.
Esse mesmo levantamento também indicou que essa geração prioriza muito mais a saúde mental e a qualidade de vida, tendo uma visão diferente de economia.
De posse dessas informações, é importante que as marcas e empresas de cosméticos, mais particularmente em relação aos produtos destinados aos cuidados com a pele, se adaptem a essas novas formas de consumo para manterem o mercado e a indústria ativa, em paralelo com as transformações culturais na sociedade.
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