COVID-19

Não cometa esses erros e venda pela internet

4 de maio de 2020

Se você quer entrar no mercado on-line, saiba que segundo dados da Ebit (empresa que produz relatórios estratégicos e táticos decisivos para o mercado de e-commerce), hoje 95% dos consumidores que compram online utilizam um canal de marketplace para efetuar suas compras. Então é uma forma de você, empresário, expandir seus negócios e aumentar seu faturamento durante essa Pandemia do Covid-19.

E para iniciar um comércio digital, separamos alguns erros mais comuns dos empresários que vendem por essa forma, para que você esteja mais preparado para enfrentar os desafios dessa nova realidade que os comerciantes precisam se adaptar.

Produtos cadastrados de forma incorreta: inserir informações de forma superficial, duvidosa ou mesmo incorreta em anúncios de itens têm baixa taxa de conversão para o lojista, além de poder promover situações judiciais caso o consumidor se sinta ludibriado. Por isso, é importante ter atenção e criatividade na hora de realizar os cadastros, o ideal é inserir o maior número de informações possíveis, de forma detalhada e precisa. Além de fotos que representem com maior nitidez o produto que comercializa.

Preços pouco competitivos: Para enfrentar a concorrência, o fator “Preço” tem um peso muito importante durante decisão do consumidor quando se fala em compras, principalmente pela internet, em que existe a possibilidade de comparações muito rápidas nos valores e em vários fornecedores ao mesmo tempo. Portanto, tente manter seu produto com valor próximo ao valor de mercado ou até mesmo com promoção para incentivar suas vendas.

Reputação negativa: Os consumidores de uma maneira em geral já se habituaram a pesquisar antes de comprar pela internet o histórico dos seus potenciais locais de compra. E uma reputação ruim pode ser fatal para qualquer empreendimento, principalmente em relação aos marketplaces. Além de causar desconfiança nos consumidores, isso faz com que a loja seja má posicionada nas ferramentas de busca, diminuindo a visibilidade e a conversão. Dê importância para o processo de venda, atendimento e pós venda. Você só terá a ganhar.

Portfólio limitado: Muitos comerciantes não cadastram o catálogo completo de suas lojas nos marketplaces, causando mau desempenho nas vendas. Nossa orientação é de que quanto mais produtos sejam disponibilizados nessa vitrina, mais fontes de faturamento o empreendimento tende a ter. Por isso não meça esforços para ampliar os produtos vendidos e divulgados dessa forma.

Dependência de um único canal de venda: Essa pode ser uma estratégia muito arriscada, já que problemas no canal acontecem de maneira corriqueiras e podem impactar diretamente no faturamento da loja. A dependência também limita o varejista a um público restrito. Com as incertezas dos novos tempos, é importante e extremamente estratégico alcançar maior número de clientes, tornando a marca mais conhecida no mercado.

E para poder te ajudar nesse aspecto o Sindilojas-SP com objetivo de auxiliar os lojistas nesse momento de dificuldades, em parceria com a Triibo reduziu a comissão do portal Marketplace Triibo de 15% para 7,5%. Você ainda fica totalmente isento da taxa de cartão de crédito, débito e parcelado, já que esses valores estão inclusos no percentual de comissão. 

Essa é uma condição super especial, que vai fazer seu lucro decolar ainda mais. Além disso, esse percentual é válido até o final de 2020. Excelente não é!

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