Benefícios

Norma de segurança em edificações é alterada

11 de agosto de 2022

A Portaria MPT de nº 2.188 de 28 de julho passado, deu nova redação à Norma Regulamentadora nº 08 (NR-08) no que tange as Edificações, passando a vigorar a partir de 1º de setembro de 2022.

A nova redação estabelece requisitos mais amplos que devem ser atendidos nas edificações para garantir segurança e conforto aos trabalhadores, e tem como campo de aplicação as medidas de prevenção aplicáveis às edificações onde se desenvolvam atividades laborais, devendo ser observados os requisitos de:

Segurança e saúde

Os locais de trabalho devem ter a altura do piso ao teto, pé-direito, de acordo com o código de obras local ou posturas municipais, atendido o previsto em normas técnicas oficiais e as condições de segurança, conforto e salubridade, estabelecidas em Normas Regulamentadoras

Circulação

Pisos sem saliências ou depressões; Paredes, escadas e rampas e andares acima do solo dos locais de trabalho devem conter proteção contra queda de pessoas ou objetos.

Proteção contra intempéries

Observar as normas técnicas oficiais relativas à resistência ao fogo, isolamento térmico, isolamento e condicionamento acústico, resistência estrutural e impermeabilidade, as coberturas dos locais de trabalho devem assegurar proteção contra as chuvas, evitar insolação excessiva ou falta de insolação.

Sobre a NR08

A Norma Regulamentadora NR08 é um procedimento da área de Saúde e Segurança Ocupacional, cujo objetivo é avaliar e investigar edificações buscando detectar possíveis condições perigosas que possam causar acidentes de trabalho e/ou doenças ocupacionais.

Assessoria em Saúde e Medicina Ocupacional

Conte com o Departamento de Saúde e Medicina Ocupacional do Sindilojas-SP para prestar assessoria a sua empresa, na implantação dos programas obrigatórios. E o melhor de tudo: a um custo diferenciado! Clique aqui e solicite um orçamento sem compromisso.

 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?