Medicina Ocupacional

Nova NR1: saúde mental em foco no ambiente empresarial

25 de fevereiro de 2025

Nova exigência da NR-1, que passa a vigorar em maio de 2025,  obriga a identificação e gestão de riscos psicossociais no ambiente de trabalho por parte das empresas.

Mais precisamente a partir de 26 de maio de 2025, as empresas brasileiras deverão incluir  a avaliação de riscos psicossociais na gestão da Saúde e Segurança do Trabalho (SST)

A exigência faz parte da atualização da Norma Regulamentadora 1 (NR-1), promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em agosto de 2024​.

Riscos Psicossociais e seus fatores

Por definição, os riscos psicossociais envolvem fatores relacionados à organização do trabalho e às interações interpessoais no ambiente laboral, que incluem fatores, como:

  • Metas excessivas e cobranças desproporcionais;
  • Jornadas de trabalho prolongadas;
  • Falta de suporte organizacional;
  • Assédio moral e conflitos interpessoais;
  • Falta de autonomia para tomada de decisões.

Esses fatores podem levar ao desenvolvimento de transtornos como estresse, ansiedade e depressão, que já figuram entre as principais causas de afastamento laboral no Brasil​.

Mais genericamente falando, existem gradações e aspectos de abordagem distintos que visam a prevenção e detecção dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho, que objetivam:

  •  Evitar e reduzir os riscos psicossociais desde o início (nível primário)
  • Identificar tais elementos precocemente, com vistas a evitar que quadros se agravem (nível secundário)
  • Mitificar efeitos negativos de questões psicossociais já estabelecidas no ambiente empresarial (nível terciário)

Esses tópicos, dentre outros, denotam a necessidade e a efetividade da nova deliberação da NR1 que passará a vigorar em breve, bem como a importância das medidas de prevenção nesse sentido.

Adaptação das empresas

É importante salientar que a NR1 já previa a necessidade de reconhecimento e controle dos riscos no ambiente de trabalho e, com essa atualização, o Ministério do Trabalho e Emprego esclarece que os riscos psicossociais devem ser tratados de forma específica e estruturada.

Outro esclarecimento importante refere-se ao fato de que as empresas não serão obrigadas a contratar psicólogos ou especialistas como funcionários fixos, mas poderão recorrer a consultores para auxiliar na identificação e gestão desses riscos, especialmente em situações mais complexas​.

Fiscalização

A fiscalização será realizada de forma planejada e por meio de denúncias encaminhadas ao MTE. Setores com alta incidência de adoecimento mental, como teleatendimento, bancos e estabelecimentos de saúde, serão prioritários.

Durante as inspeções, os auditores-fiscais verificarão aspectos relacionados à organização do trabalho, buscarão dados de afastamentos por doenças, como ansiedade e depressão, entrevistando trabalhadores e analisando documentos para identificar possíveis situações de risco psicossocial.

Argumento

A medida reforça a necessidade de ambientes de trabalho saudáveis, promovendo a saúde mental dos trabalhadores e contribuindo para a redução de afastamentos e aumento da produtividade. Empregadores que já adotam boas práticas relacionadas aos riscos psicossociais terão menos dificuldades na adaptação às exigências.

Com essa atualização, o MTE argumenta buscar a consolidação da gestão de riscos psicossociais como parte integral das estratégias de SST, promovendo ambientes mais seguros e saudáveis para todos.

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