Consultoria jurídica e contábil

NR contra incêndio é atualizada

23 de setembro de 2022

Nova redação atualiza a norma que aborda a regulamentação da proteção contra incêndio

Por meio da Portaria nº 2.769/2022, do Ministério do Trabalho e Previdência, publicada no Diário Oficial da União do dia 06/09/22, foi aprovada a nova redação da Norma Regulamentadora nº 23 (NR-23), que estabelece medidas de prevenção contra incêndios a serem aplicadas nos estabelecimentos e locais de trabalho, em conformidade com a legislação estadual e, quando aplicável, de forma complementar, com normas técnicas oficiais.

De acordo com a Norma os trabalhadores deverão ser informados sobre:

  1. a) utilização dos equipamentos de combate ao incêndio;
  2. b) procedimentos de resposta aos cenários de emergências e para evacuação dos locais de trabalho com segurança; e
  3. c) dispositivos de alarme existentes.

É importante ressaltar, que os locais de trabalho devem dispor de saídas em número suficiente e dispostas de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possam abandoná-los com rapidez e segurança em caso de emergência.

Ainda durante a jornada de trabalho, nenhuma saída de emergência deve ser fechada à chave ou presa, mas pode ser equipada com dispositivo de travamento que permita fácil abertura do interior do estabelecimento.

Dúvidas sobre esse assunto?

Consulte o Sindilojas-SP, que possui ampla equipe de apoio que presta orientação às empresas filiadas e associadas, sem limite de consultas. Ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402.

 

 

 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?