Número de lotes vagos dentro de shopping centers é alto
Fonte: Revista Sindilojas-SP
De 2013 para cá, quase metade das lojas inauguradas dentro de shopping centers em todo o país não conseguem se manter e, portanto, acabam encerrando suas atividades muito antes do que esperavam. Isso é o que mostrou um estudo realizado pelo Ibope Inteligência, publicado em abril último.
Segundo o material de pesquisa, foram inaugurados 77 shopping centers em todo o país, o equivalente a cerca de 13 mil novas lojas ativas. Desse total, quase 6 mil delas encontram-se desocupadas hoje – ou seja, 45%. Esse número equivale a, praticamente, 58 shoppings inteiros.
Em shoppings já consolidados, ou seja, aqueles inaugurados até 2012 – 421 empreendimentos, 11,6 milhões de m² e 68 mil operações de varejo – o quadro é bem mais positivo. A taxa atual de vacância desse grupo é 7,6% em área e 9,1% em número de lojas, o que representa 880 mil m² de espaço vago e 6,2 mil lojas vazias.
Na visão do superintendente do Sindilojas-SP, Paulo Roberto Boscolo, o crescimento acelerado no mercado de shopping centers registrado entre 2013 e 2015 teve seu preço. Segundo ele, muitos projetos foram superdimensionados ou instalados em localizações duvidosas. O resultado disso é o que vemos hoje: shoppings com elevadas taxas de vacância e projetos prontos que postergam sua inauguração por falta de varejistas.
No quesito regional, a vacância nas regiões norte e centro-oeste são as que vêm apresentando os piores resultados: 56% e 53%, respectivamente. As regiões sul e sudeste apresentam 42% e 43% de vacância. Nos dois casos, o motivo é o número elevado de inaugurações associado a uma maior presença de shoppings em cidades pequenas e médias, onde as condições de ocupação apresentam os piores resultados.