Palavra do Presidente

O cenário não só se repete, como piora

7 de agosto de 2020

Em maio, na data que antecedia o Dia das Mães, falamos aqui sobre a dificuldade que os lojistas estavam enfrentando por estarem com as portas fechadas, devido à quarentena, naquela que historicamente é a segunda data de maior faturamento do varejo, ficando atrás apenas do Natal. Pois bem, agora estamos às vésperas do Dia dos Pais, as lojas reabriram, ainda que em período reduzido, mas os obstáculos enfrentados pelas empresas do comércio da cidade de São Paulo estão ainda maiores por conta da pandemia da Covid-19.

Soma-se ao medo trazido pelo triste número de quase 100 mil mortes no País, a insegurança financeira trazida pelo alto número de desemprego. Um cenário desolador para nosso segmento que já vinha enfrentando tempos difíceis antes mesmo da chegada do novo coronavírus.

Muitas empresas não aguentaram os percalços e fecharam suas portas, não só durante a fase mais rígida da quarenta, mas para sempre. E assim a bola de neve aumenta cada vez mais. Em recente pesquisa que fizemos com nossos associados, constatamos que, a queda brutal nas vendas e, consequentemente, no faturamento, trazia dificuldades para manutenção das despesas para 93% das empresas entrevistadas.

Desde o início da pandemia, o Sindilojas-SP vem solicitando incansavelmente aos governos das diferentes esferas e instituições financeiras, tanto a prorrogação dos prazos de taxas e impostos, quanto a liberação de crédito sem burocracia, principalmente para as micro e pequenas empresas, essas últimas fundamentais na geração de empregos e renda. Em alguns pleitos obtivemos sucesso, mas outros, ainda sem resultado, só pioram a cada dia a situação das lojas sobreviventes.

Mas não vamos parar. Essa luta é minha, é sua, é nossa. Por aqui, continuamos defendendo a sobrevivência das empresas do comércio de São Paulo e informando a todos sobre nossas conquistas e decepções, com transparência, ética e apoio aos lojistas.

Para encerrar, não podemos deixar de parabenizar a todos os pais pelo seu dia, desejando que o amor seja sempre maior que a distância ou as dificuldades que estão atravessando.

Ruy Pedro de Moraes Nazarian
Presidente do Sindilojas-SP

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?