O Código de Defesa do Consumidor para Lojista
A manhã de 12 de fevereiro reuniu dezenas de lojistas na sede do Sindilojas-SP para assistirem e, mais do que isso, tirarem todas as suas dúvidas na palestra “O Código de Defesa do Consumidor para Lojista“, ministrada pela gerente jurídica da entidade, Valquiria Furlani.
O evento orientou os participantes com dicas e ilustrações referentes às dúvidas mais frequentes da relação lojistas X clientes, com foco em resolver conflitos, preservando a relação de consumo. E dúvidas sobre essa realidade que faz parte do dia dia dos empresários não faltaram. Entre os assuntos abordados, o que mais gerou comentários foi sobre “Troca de Mercadorias, Política de Troca e Arrependimento de Compra”.
Também foram explicados os temas:
– Noções básicas do Código de Defesa do Consumidor;
– Responsabilidade do lojista – produtos com vício e/ou defeito (diferenças);
– Mercadorias em liquidação, com defeito, sem cupom fiscal, de coleção anterior;
– Tipos de Garantias: legal, contratual e estendida;
– Posicionamento do Procon.
Os vários cases expostos ajudaram a aproximar o teórico do prático. “O lema ‘o cliente sempre tem razão’ transmite a falsa impressão de que o consumidor pode tudo, mas não é bem assim”, finalizou a palestrante, que ficou à disposição no final da palestra para que os associados sanassem todas as outras possíveis dúvidas sobre o assunto e entregou um exemplar do CDC para cada participante.