Câmara Setorial de Móveis

O Compliance aplicado às empresas moveleiras

23 de setembro de 2024

No mundo da gestão, compliance significa estar em conformidade com leis e regulamentos, reduzindo riscos e aumentando a segurança e a padronização dos processos da empresa. Isso garante que leis, normas e outros padrões sejam cumpridos com segurança, especialmente no setor moveleiro.

No cenário empresarial, a busca por conformidade legal e ética é essencial para o sucesso e para a sustentabilidade das empresas, especialmente no setor moveleiro, no qual as práticas de gestão estão cada vez mais rigorosas.

Nos últimos anos, o setor moveleiro tem enfrentado uma série de desafios que vão além da produção e da comercialização de móveis.

A crescente demanda por transparência, responsabilidade social e boas práticas empresariais tem pressionado as empresas a adotarem novas estratégias de gestão, sendo o compliance considerado como uma resposta eficaz para garantir que as organizações operem de acordo com as normas legais e éticas, minimizando riscos e reforçando a confiança de clientes e parceiros.

Contexto

No contexto do setor moveleiro, o compliance abrange, além do cumprimento das exigências legais, a adoção de padrões éticos que assegurem a integridade das operações, desde a obtenção de matérias-primas até a entrega dos produtos finais. Assim, a importância do compliance está relacionada à garantia de que a empresa esteja operando dentro das regras legais e éticas, protegendo-a de riscos, evitando prejuízos financeiros e reputacionais.

Implementar um programa de compliance no setor moveleiro, requer um planejamento estruturado e o engajamento de toda a organização.

Deve-se realizar um diagnóstico completo das operações para identificar áreas de risco e entender as especificidades do setor em que a empresa atua.  A inclusão de questões legais, ambientais e de segurança, são etapas iniciais para a implementação do compliance.

Código de conduta

Com base nessa análise, é necessário desenvolver um código de conduta que estabeleça os valores e normas que todos os colaboradores e parceiros devem seguir, com políticas claras e procedimentos que definam como os riscos serão geridos e como as operações devem ser conduzidas.

Com material criado, deverá ser amplamente divulgado e integrado à cultura organizacional, garantindo que todos compreendam sua importância e saibam como agir em situações de risco.

Com a criação do código de conduta, é essencial estabelecer um sistema de monitoramento e auditoria contínua para assegurar o cumprimento das políticas de compliance, através da realização de treinamentos periódicos, capacitação dos funcionários, e criação de comunicação de denúncias, para que as irregularidades possam ser comunicadas de maneira segura e anônima.

É imprescindível que a liderança esteja envolvida na supervisão do programa de compliance, demonstrando compromisso e incentivando uma postura proativa na identificação e resolução de problemas.

Câmaras Setoriais

No Sindilojas-SP, as empresas representadas tem Câmaras Setoriais específicas da sua categoria.

É o seu espaço para discutir e buscar soluções para as necessidades e desafios do setor, sendo um caminho para a defesa e a segurança da sua empresa!

Desafios da gestão, problemas na sua rua ou região, situações com colaboradores, carga tributária, legislação… enfim, tudo que se relaciona com seu negócio e que possa ser um entrave para o seu desenvolvimento, são objetos de discussão e busca de soluções na sua Câmara Setorial. Clique aqui para saber mais!

Ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?