Os 05 pilares da excelência empresarial
Por Luiz Geraldo Alves da Cunha
Em 2021, o Brasil bateu recorde de novas companhias abertas, um salto de 3.391.931 para 4.052.796. De acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, o dado representa um crescimento de 19,5% em relação ao ano anterior. Este é o maior número de toda a série histórica do índice, iniciada em 2010.
Mas todas empresas prosperam? Infelizmente não!
Diversos são os motivos que nos levam a abrir uma empresa: a falta de oportunidade de trabalho, o desejo de termos mais tempo, dinheiro, qualidade de vida e, às vezes, por nos espelharmos em alguém que tomou esse caminho e está indo muito bem.
Para poucas pessoas o motivo realmente é ter veia empreendedora, o perfil sonhador, aquele visionário catalisador da mudança e que representa 10% do perfil empresarial, que se caracteriza pela criatividade e sempre chega com ideias para inovar o negócio, quer transformar continuamente sonho em realidade. Vive no futuro, do tipo que termina de construir a casa e já pensa na próxima.
E não podemos esquecer do árduo, mas prazeroso, trabalho que teremos com a gestão dos 05 Pilares que considero ser primordial para a excelência de nossa empresa e que a levará à abundancia e prosperidade.
05 Pilares:
- 1 Cultura estratégica
- 2 Equipe
- 3 Comercial
- 4 Processos
- 5 Administrativo e Financeiro
Cultura estratégica
É necessário constituirmos uma empresa com uma cultura estratégica, com metas claras, objetivas e vencedoras.
Equipe
Para termos uma empresa forte temos que ter uma equipe forte. Focar-se em contratar as pessoas certas e nas funções corretas, considerando o perfil profissional e comportamental de cada colaborador.
É necessário ter uma equipe de missionários, engajada com a cultura e valores da empresa e que trabalhe pela empresa e não na empresa.
Comercial
A empresa que não é vista não é lembrada e a empresa que não é lembrada não é comprada. Torne o seu cliente um de seus vendedores, proporcionando a ela um encantamento e não apenas um atendimento.
Explore todos os canais de vendas possíveis e imagináveis.
Processos
Temos que ter os processos definidos e escritos de forma clara e objetiva. Assim, evitamos conflitos nas atribuições e responsabilidades dos colaboradores e departamentos. Não esquecer também dos indicadores de cumprimento de metas.
Administrativo e Financeiro
Após tornar o nosso negócio rentável, precisamos profissionalizar a gestão financeira da nossa empresa, mesmo que terceirizando. Não devemos contratar pessoas próximas, muito menos despreparadas para o trabalho.
Não podemos confundir contas a pagar e a receber com gestão financeira.
Precisamos ter indicadores para a tomada assertiva de decisões, faturamento, custos, despesas e lucratividade.
Não se gerencia, o que não se mede. Não se mede, o que não se define. Não se define, o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia.
Mas, para finalizar, a grande e boa notícia!
Para as empresas que fizerem os seus trabalhos com excelência e transparência, haverá um único caminho a ser trilhado, o caminho do SUCESSO!
Sobre o autor: Bacharel em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Direito Tributário, com 39 anos de experiência na Área Contábil, sendo 23 anos como Gestor e Prestador de Serviços de Consultoria, Treinamento e Planejamento Tributário.