COVID-19

Para aumentar isolamento social, governos querem antecipar feriados

18 de maio de 2020

Tanto o governo estadual quando o municipal se pronunciaram à favor da antecipação de algumas feriados, ainda para o final desse mês de maio, afim de aumentar o isolamento social, contribuindo assim para o combate ao novo coronavírus. No começo de abril o Sindilojas-SP já havia se manifestado favorável à medida.

Reportagem do portal G1, afirma que o governo do estado de São Paulo vai encaminhar nesta segunda-feira (18) à Assembleia Legislativa do Estado um projeto de lei para antecipar o feriado estadual do dia 9 de julho para a próxima segunda (25). A proposta é uma tentativa de aumentar o isolamento social, que alcança níveis maiores em finais de semana e feriados, segundo o governador João Doria (PSDB).

A matéria ainda traz a informação de que na capital, o objetivo é criar um mega feriado emendado desta quarta-feira (20) até a próxima segunda. E que, de acordo com o prefeito Bruno Covas, dois feriados municipais podem ser antecipados para esta quarta e quinta (21) e, na sexta-feira (22), seria declarado ponto facultativo na cidade. As medidas dependem de aprovação dos legislativos municipal e estadual.

“Caso a câmara consiga aprovar esse projeto e isso seja feito até amanhã, nós anteciparemos os dois feriados municipais que ainda temos para quarta e quinta-feira dessa semana, decretando ponto facultativo na sexta-feira”, disse o prefeito Bruno Covas. A ideia, de acordo com Covas, é fazer uma “pausa forçada” na cidade. “Me resta na manga o uso de feriados municipais. Estou enviando para a Câmara o projeto de lei para antecipar os dois últimos feriados municipais de Corpus Christi e Consciência Negra. [Eles] seriam neste ano como pontos facultativos. Vamos manter as datas, mas sem o feriado obrigatório”, afirmou.

Medida também auxilia o comércio

“A medida poderá promover um alívio aos custos operacionais e financeiros, bem como, a possibilidade de contar os feriados como dias parados, neste período de quarentena para o comércio varejista de São Paulo” acredita Ruy Pedro de Moraes Nazarian, presidente do Sindilojas-SP.

O sindicato tem ciência que o atendimento às medidas citadas vão ajudar as empresas do comércio lojista, que estão com seus estabelecimentos fechados, sem atendimento presencial e sem faturamento. Dessa forma, ajudará a enfrentar este difícil período da pandemia do coronavírus.

 

A equipe do Sindilojas-SP está atuando presencialmente das 10h às 16h, via agendamento prévio e seguindo as orientações de higiene e prevenção, e de maneira digital está à disposição para esclarecimentos e orientações pelo FALE CONOSCO das 8h30 às 17h30 ou WhatsAPP 11 2858.8402 das 10h às 16h.

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?