PROGERH

Pilares da Inteligência emocional e do feedback construtivo

19 de março de 2024

Nos conceitos modernizantes de liderança e gestão de pessoas, a inteligência emocional mostra-se como uma necessidade, sendo mais natural para algumas pessoas do que para outras. Contudo, ela é uma habilidade que pode ser desenvolvida, com um roteiro delineado para isso.

Nesse sentido, há tópicos-chave que contribuem para a fluência natural desse processo, conforme o demonstrativo abaixo:

 Como líderes podem desenvolver inteligência emocional

  • Saiba o que é importante para você, pois isso significa reavaliar os valores e os princípios que importam para você, bem como aqueles que impulsionam sua empresa.
  • Aprenda a admitir erros e encarar as consequências, evitando culpar outras pessoas e aprendendo a mostrar como você e suas ações são afetados quando se responsabiliza pelos seus atos.
  • Pratique agir com calma e de forma racional; quando sentimentos como raiva, decepção ou frustração ameaçarem tomar conta de você, distancie-se da situação, leve o tempo necessário para analisá-la e utilize técnicas de respiração. Tudo isso pode ajudar.
  • Esteja ciente da sua voz e da sua linguagem corporal quando estiver interagindo com outras pessoas.
  • Prepare-se para ganhar o respeito das pessoas e dê tempo para sua equipe conhecer e confiar em você.
  • Trabalhe na sua própria motivação, revisitando o que impulsiona você, com a definição de novas metas regularmente.
  • Pratique otimismo, tentando encarar o lado positivo em qualquer situação e envolva outras pessoas nesse processo.

 Como liderar com inteligência emocional

A inteligência emocional não é algo que você apenas desenvolve. Ela precisa ser aplicada no mundo real. Veja algumas maneiras práticas de como líderes podem usar a inteligência emocional.

 Conecte-se com pessoas em um nível pessoal

 Reserve tempo para aprender sobre os membros da sua equipe individualmente e tente entender as experiências diversas deles. Dessa forma, você pode considerar o que é importante para eles nas suas interações e dar espaço à maneira como eles reagem a situações e emoções. Também é importante mostrar que você se importa com eles individualmente. Pequenos gestos podem levar você longe, como lembrar aniversários, aniversários de trabalho ou mostrar interesse pela situação que estão enfrentando em casa.

Contudo, a conexão pessoal é uma via de mão dupla. Você também precisa ter disposição para falar sobre si e aceitar ser vulnerável se isso ajudar a melhorar a compreensão.

 Não economize nos elogios

Líderes e gerentes não devem fazer elogios apenas por conta de resultados. Você também precisa dar reconhecimento (publicamente, se for apropriado) quando alguém tiver feito um progresso significativo, mesmo com uma ínfima participação em algo de sucesso e onde quer que note uma melhoria.

 Escute e continue escutando

 Você pode precisar de um tempo antes de realmente ouvir o que um dos seus funcionários está tentando dizer. Escutar com eficácia também significa abster-se de julgamento, criando um espaço seguro para compartilhar ideias e preocupações. Como parte do desenvolvimento das suas habilidades de comunicação, peça feedback e disponha-se a agir para mostrar que ouviu.

 Dê voz a todos

 Garanta que todos tenham a oportunidade de contribuir e que se sintam ouvidos. Pode demorar mais para que algumas pessoas se sintam confiantes o suficiente para contribuir. Por isso, seja paciente.

 Comunique-se com empatia

 A empatia é a chave para garantir a diversidade organizacional. Coloque-se no lugar das outras pessoas sempre que puder. Antes de se comunicar, pense em como as pessoas receberão suas mensagens.

Resolva conflitos de maneira cuidadosa

Em vez de usar respostas padronizadas, aprenda sobre abordagens de resolução de conflitos para diferentes situações ou indivíduos e disponha-se a alterar a forma como responde.

Com base nesse contexto e levando em consideração o fato de que os cenários de RH estão em constante transformação e atualização, o Sindilojas-SP idealizou e concebeu o PROGERH – Programa de Gestão de RH no Varejo

O aprendizado obtido nas interações com os profissionais do setor moldarão as ações futuras. Por isso, o contato e compartilhamento do conhecimento é algo valorizado e resultará numa experiência cada vez mais rica e proveitosa para todos.

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