Notícias

Pirataria é crime, ponto final.

18 de março de 2014

Matéria originalmente publicada na revista Lojas & Lojistas

O combate à pirataria na capital tem sido um trabalho constante do Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo (Sindilojas-SP), enquanto uma das maiores entidades representativas dos empresários formais do varejo paulistano. Há décadas nessa empreitada, o sindicato sempre procurou manter uma linha de atuação conjunta com as autoridades no intuito de propagar, acima de tudo, conscientização à população sobre os malefícios desse cada vez mais progressivo tumor no organismo social.

A fabricação e a comercialização de cópias ilegais de produtos expressam um gravíssimo vício sociocultural, ao mesmo tempo em que se revelam um infindável desafio para a gestão pública da cidade. E enquanto a solução não vem, perdem – e muito! – os empresários do varejo que pagam devidamente seus tributos e sofrem com a concorrência desleal e a desordem urbana causada muitas vezes pelos comerciantes informais à sua porta.

Na visão do superintendente do Sindilojas-SP, Paulo Roberto Boscolo, a pirataria não apenas corresponde a um crime, mas também evidencia um risco muito grande para os setores do comércio e da indústria:

“Empresas quebram o tempo todo por causa da concorrência desleal proporcionada pelos ‘piratas’, o que automaticamente reflete de forma desastrosa sobre nossa economia e acaba até mesmo por gerar desemprego. É um efeito dominó implacável. Uma pena que bem poucos detêm consciência sobre a real gravidade do problema”, argumenta o superintendente.

Unindo forças

Sempre em busca de soluções para o problema da concorrência desleal da pirataria sobre o comércio formal e regular, o Sindilojas-SP se mantém em constante sintonia com as atividades da administração municipal e de outras entidades de classe que igualmente hasteiam a bandeira do combate a esse problema.

No entanto, faz-se muito necessária a participação ativa dos próprios comerciantes nessa empreitada. São eles, mais do que qualquer entidade ou mesmo influência política, os melhores indicadores de ideias e sugestões para confrontar com mais força e propriedade a pirataria na sociedade.

Para saber mais a respeito das atividades do Sindilojas-SP contra a pirataria e a informalidade, acesse o site www.sindilojas-sp.org.br e acompanhe regularmente as publicações e os boletins eletrônicos do sindicato. Para contatar a entidade, ligue para 11 2858 8400 ou escreva para faleconosco@sindilojas-sp.org.br.

Confira a íntegra desta matéria na edição 142 da revista Lojas & Lojistas. Ainda não tem a sua? Solicite-a AQUI.

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?