PIX em funcionamento na Black Friday deve facilitar vendas
O novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central deve dar novo fôlego ao comércio varejista para a Black Friday desse ano, uma vez que promete facilitar as compras dos consumidores. O cadastro para essa nova modalidade se iniciou no dia 5 de outubro passado.
Leia abaixo algumas dicas
1) Os pagamentos por essa nova modalidade já estão em vigência desde o dia 16/11.
A nova modalidade permite que os consumidores façam compras tanto virtuais quanto presenciais sem a necessidade de cartão de crédito, boleto bancário ou portar dinheiro. Assim como vem ocorrendo nos últimos anos, o comércio eletrônico deve ganhar destaque também nesta Black Friday, especialmente por conta da orientação de evitar aglomerações devido à pandemia da covid-19.
Compras virtuais
2) Entre as vantagens, analistas consideram que o Pix deve agilizar as entregas dos produtos, uma vez que o pagamento é em tempo real e o produto pode ser liberado instantaneamente para a transportadora.
3) Para os comerciantes, a vantagem do pagamento instantâneo é que o cliente não vai desistir das compras. Acredita-se que o índice de abandono de carrinho pode ser bastante reduzido, aumentando a taxa de conversão e as vendas do setor.
Comércio no balcão
4) Outro benefício esperado é a redução nas filas, muito comuns durante datas comemorativas ou na Black Friday. Como o pagamento é automático, o processo deve ser mais rápido do que com as maquininhas de cartão e não tem necessidade de troco, como ocorre nas quitações em dinheiro.
Limites
5) Pelas informações até o momento, não existem limites diários para serem movimentados ou transferidos com o Pix, como ocorre com o DOC, por exemplo. No entanto, participantes do Pix poderão estabelecer limites máximos de valor baseados em critérios de mitigação de riscos de fraude e de infração à regulação de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo. Esses limites, contudo, não podem ser inferiores aos limites estabelecidos para outros meios de pagamento, nem consistir em limitação de uso do Pix para as características e o perfil do usuário pagador.
Vai ser possível também fazer a transferência internacional por meio de Pix. No entanto, essa funcionalidade só estará disponível entre 2022 e 2023.
Já está utilizando o Pix? Conta pra gente aqui abaixo