Prefeitura assina contrato para instalação de câmeras no Centro
Nesse mês de agosto, a prefeitura de SP assinou contrato para instalação de 200 câmeras no Centro da cidade até outubro de 2023, como parte integrante do programa “Smart Sampa”, que prevê o funcionamento integrado de 20 mil câmeras em toda a capital até o final de 2024, sendo mais de 3 mil na região central da cidade.
Projeto tem o apoio do Sindilojas-SP, que, em interlocução direta com a gestão do prefeito Ricardo Nunes, já havia solicitado há alguns meses instalação de câmeras de monitoramento no Centro e nas ruas comerciais dos bairros.
Vale ressaltar que o programa contará com um conselho de gestão e transparência, formado por órgãos oficiais para garantir o cumprimento da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
C0nforme exposto acima, serão 20 mil câmeras inteligentes de segurança, com tecnologia de biometria facial e integração de diversos serviços públicos, permitindo o monitoramento de ocorrências em tempo real. Além disso, o sistema poderá contar com até 40 mil câmeras, já que o programa possibilitará a integração de mais 20 mil câmeras privadas, de munícipes e empresas ou de concessionárias.
Integração e segurança
Segundo posicionamento da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, o sistema está montado em quatro pilares: a prevenção, a pronta resposta, a ação reativa e a integração. Nesse sentido, será possível integrar vários órgãos do serviço público para dar maior agilidade no atendimento ao cidadão. Está previsto, por exemplo, integrar as ações da CET, SPTrans, CPTM, Metrô, SAMU, além da Guarda Civil Metropolitana e das Polícias Militar e Civil, por meio de uma moderna e inteligente Central de Monitoramento.
Ainda conforme a secretaria, o fato de haver tantas câmeras nas ruas já gera um efeito preventivo, salientando que o sistema possibilita que sejam tomadas ações com agilidade e eficácia, com a integração das informações.
Canal de comunicação
O “Smart Sampa” também permitirá criar um canal de comunicação com a população, acompanhando marcadores em postagens públicas, hashtags, menções de órgãos públicos e comentários em postagens nos canais oficiais dos serviços municipais, possibilitando identificar as demandas dos munícipes, como buracos nas vias, alagamentos, congestionamento no trânsito, limpeza urbana, iluminação pública, sistema de sinalização e demais situações que exijam a intervenção do poder público.
Conselho de Gestão e Transparência
O programa também contará com um Conselho de Gestão e Transparência, que irá tratar de questões que envolvam o dinamismo e a funcionalidade da plataforma, políticas de acesso, dentre outras, tendo como objetivo garantir o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados e o uso das informações para fins legais.
O Sindilojas-SP participa da discussão dos assuntos que afetam o comércio de São Paulo, no âmbito do Poder Legislativo, Executivo e Judiciário. Conheça nosso trabalho e associe-se!
Ligue 11 2858-8400, FALE CONOSCO ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402.