Representatividade

Prefeitura inclui Liberdade no Programa Ruas Abertas

27 de junho de 2023

O Projeto “Boulevard Liberdade”, parte integrante do Programa Ruas Abertas, prevê o fechamento de cinco vias para uso exclusivo de pedestres aos domingos, entre  9 e 22 horas. Além de melhorar a circulação na área, a Prefeitura quer estimular a maior apropriação do espaço por pedestres e valorizar o comércio local.

Em função disso, a gestão municipal da capital paulista abriu consulta pública no último dia 21/06 para incluir a região do bairro da Liberdade, na área central de São Paulo, no Programa Ruas Abertas.

Em uma segunda fase, o projeto Ruas Abertas, prevê melhoras estruturais das vias, com implementação de canteiros com jardins de chuva e proposição de novas travessias (comuns e elevadas) para quem anda por ali.

A área do projeto, considerando eixo viário, calçadas e praça tem a extensão aproximada de um campo de futebol, e abrange trechos da Rua dos Estudantes, Rua Tomás Gonzaga, Rua dos Aflitos, Rua Américo de Campos e Rua Galvão Bueno.

Argumento

No projeto, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), destaca que o trecho delimitado “é reconhecido como memória de diversos grupos étnicos que tiveram importância na construção da cidade e nas últimas décadas abriga grande influência da cultura oriental, que constitui um atrativo turístico e, sobretudo, comercial para a região.

Fluxo

De acordo com a Prefeitura, o bairro recebe aos fins de semana cerca de 20 mil turistas. O volume de pedestres chega a dobrar em fins de semana, diz uma pesquisa da SMUL. E, segundo a gestão da capital, é possível inferir que a dificuldade de circulação de pedestres nas ruas centrais de comércio, principalmente em fins de semana, quando há incentivo para frequentar a região com a feira de comidas típicas e artesanato, prejudica a experiência dos frequentadores do bairro da Liberdade.

Essa é uma das ações encampadas pelo Grupo de Trabalho integrado pelo Sindilojas-SP, criado para oferecer sugestões para a administração Municipal da capital paulista, com o objetivo de devolver a confiança das empresas em investir e voltar a abrir lojas na região central.

O empresário do comércio lojista pode encaminhar sugestões através dos nossos canais de comunicação – pelo telefone –11 2858-8400, através do FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

Juntos podemos melhorar o ambiente de negócios das empresas. Participe!

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?