PROGERH

Quebra de produto por colaborador: leis e regras

18 de julho de 2024

Situação comum em ambientes corporativos, especialmente em estabelecimentos comerciais com grande exposição de itens, a quebra de produtos por parte de colaboradores suscita algumas dúvidas quanto às leis e regras que regem o assunto, trazendo questionamentos por parte das áreas de RH com relação ao gerenciamento e reparação nesses casos. 

O principal tópico que monopoliza esse tema é quanto a eventualidade da aplicação de descontos nos salários dos funcionários que se envolverem nesse tipo de situação. Nesse sentido, há algumas variáveis, dentro dos dispositivos legais, que determinam as regras que devem ser aplicadas em ocorrências dessa natureza.

De maneira sintética e universalmente falando, essa questão versa sobre os fatos motivados pelo dolo e pela culpa.

Com essa referência, é importante saber, antes de tudo, que o Princípio da Intangibilidade Salarial não permite que o empregador proceda descontos infundados no salário do empregado (artigo 462CLT).

Contudo, casos onde o empregado danificou algo na empresa podem ser exceção à essa regra, que é condicionada pela análise minuciosa sobre os pormenores da ocorrência, em que se enquadra a aplicação da legislação trabalhista correspondente, sendo essa uma recomendação expressa aos empregadores e às áreas de RH.

Cenários

Assim, ao analisarmos mais detalhadamente os polos do dolo e da culpa na quebra de produtos, temos os seguintes cenários, partindo de uma exemplificação bem simples – se um funcionário esbarra acidentalmente em uma prateleira onde estavam dispostos uma fileira de copos, e esses vem ao chão e quebram-se, ocasionando um prejuízo de R$5000,00 à empresa, esse colaborador só pode ser taxativamente cobrado pelo dano, com desconto em sua remuneração, se ficar comprovado que ele danificou os itens propositalmente, ou seja, com dolo, pois, pelo exemplo narrado, a ocorrência se deu acidentalmente. Sendo assim, fica evidenciado que o colaborador não agiu com culpa, portanto, de primeiro plano, não pode a empresa proceder aos descontos correspondentes em seu salário.

O desconto em casos de culpa como o narrado, só será possível se houver previsão acerca de tais situações no contrato de trabalho do empregado e ainda se este concordar com o desconto (artigo 462parágrafo 1º da CLT).

Já na direção oposta, quando há a comprovação de ação deliberada que resulta em quebra de produtos, é permitido ao empregador que este faça os descontos no salário do funcionário, independente de previsão em contrato de trabalho acerca de tal situação ou seu consentimento, uma vez que o trabalhador agiu com dolo, ou seja, com intenção de prejudicar seu empregador.

Para sanar todas as dúvidas pertinentes sobre esse assunto, utilize os serviços de Consultoria Jurídica Personalizada do Sindilojas-SP, cuja equipe está preparada para esclarecer todos os pontos do tema em questão. Empresas associadas tem esse benefício, sem limite de atendimentos. Clique aqui para saber mais!

PROGERH

O Programa de Gestão de RH no Varejo – PROGERH é uma iniciativa do Sindilojas-SP que visa desenvolver ações para atuar sobre alguns dos principais desafios enfrentados atualmente pelo setor de RH dentro das empresas do varejo, como:  Turn-Over, Absenteísmo, Comprometimento, Liderança, Produtividade, Remuneração e Benefícios, Treinamento, etc.

Faça a sua inscrição no PROGERH e marque presença nos próximos encontros, que possibilitam discutir soluções e encontrar caminhos para melhorar nosso ambiente e, assim, assumir cada vez mais o papel estratégico dentro de nossas companhias para atingir resultados. Clique aqui para saber mais!  …

  Ligue 11 2858-8400FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?