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Quer aumentar sua audiência e alcançar sua comunidade com conteúdos de podcasts?

26 de março de 2021

Estamos atravessando a fase mais restritiva do Plano São Paulo, a vermelha/emergencial. Para auxiliar o lojista, trouxemos mais um artigo para ajudar nas vendas on-line. Dessa vez o assunto é podcast, uma ferramenta para disseminar conteúdo por meio de áudio.

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Quer aumentar sua audiência e alcançar sua comunidade com conteúdos de podcasts?

A tendência no mercado de áudio é a criação de podcasts, pois é uma maneira mais natural de alcançar a audiência potencial e divulgar seu trabalho, gerando ainda seguidores fiéis que acompanham seus conteúdos e ainda podem divulgá-los organicamente. Isso é o desejo de todo podcaster de sucesso.

Mas não fica por aí, a tendência tem dado tão certo, que muitas empresas já estão adeptas à essa forma de comunicar com seus clientes. O chamado Podcast Corporativo se transformou no cartão de visitas para atração do público-alvo de uma marca.

Veja as 10 dicas que preparamos para te auxiliar com seus Podcasts:

1.Planeje muito, pense e repense, siga planejando sempre

Criar podcasts é um compromisso que você cria com seus clientes e seguidores, por isso não basta ter uma ideia e pensar no primeiro episódio. Para ter uma linha consistente de comunicação e identidade comunicativa, seus podcasts precisam ser planejados e, se possível, possuírem uma sequência de continuidade episódio pós episódio. Isso também ajudará a gerar uma expectativa dos ouvintes que, consequentemente, estarão ansiosos aguardando o próximo podcast. Então, planeje bem a ideia, os conteúdos, crie um roteiro para cada episódio, o ideal é que você já tenha alguns conteúdos planejados para 3 ou 4 podcasts futuros, com isso, você conseguirá reduzir ao máximo imprevistos que possam surgir.

2.Defina uma frequência de publicações dos podcasts

A frequência é muito importante para manter o engajamento com seu público. Por isso, defina se será diário, semanal, quinzenal, mensal ou como preferir. Porém, siga à risca essa frequência de publicações, pois se isso não for respeitado, seus seguidores ficarão à deriva… O que levará a dispersão do público, excluindo os interesses anterior ou fazendo entender que não são podcasts sérios, além de pensarem que você não tem capacidade de produzir conteúdos. É como dizer que “hoje vou começar uma dieta” e sempre deixar para amanhã, você não terá credibilidade. Então, cumpra os prazos de publicações dos seus podcasts.

3.Elabore roteiros

Como já citado anteriormente, um roteiro para seus podcasts é muito importante e fundamental para manter uma linha de comunicação coerente. Por isso, a dica é criar um roteiro tanto para a sequência de gravação dos podcasts como para os conteúdos individuais de cada podcast.

4.Duração dos podcasts

O tempo dos podcasts é outro fator a ser considerado. Há podcasts muito bons que duram mais que 1 hora, porém nem todos têm esse tempo disponível para se dedicar à ouvi-lo. Pense no tempo do seu podcast de acordo com a frequência do mesmo, isso é um excelente parâmetro. Por exemplo, se vai publicar diariamente os podcasts, mais de 1 hora por podcast pode se tornar massante para o ouvinte, salvo que seja de sumo interesse para o público. Nesses casos de podcasts diários, pode-se optar por tempos de 20 a 30 minutos. Já se seu podcast será publicado uma vez por vez, aí sim pode ser mais relevante criar um podcasts mais longo. Mas também tudo depende dos conteúdos e do interesse do seu público, ao longo do tempo você perceberá o que seu público mais precisa.

5.A capa do seu podcast

Todos sabemos que um podcast é um áudio, porém quando for publicá-lo nas plataformas próprias ou de parceiros, em sua maioria, é necessário inserir uma capa de destaque para atrair o público. Essa imagem de capa é muito importante para um usuário decidir se clica para ouvir ou  não o seu conteúdo. Portanto, capriche no design e na comunicação visual de capa do seu podcast também.

6.O equipamento de gravação

Você pode fazer o melhor podcast do mundo, mas houver ruídos de gravação, má qualidade dos áudios ou qualquer problema técnico, a chance de perder os seguidores é grande. Por isso, evitar ao máximo essa possibilidade é estar preparado para qualquer imprevisto. O equipamento para captação de áudios para seus podcasts é um elemento que deixa seu “produto” mais profissional. Invista em equipamentos como microfone, notebook, editor de áudios… Mas sabemos que nem sempre é tão simples, por isso uma outra solução para você ter mais tempo em se dedicar aos seus conteúdos e oferecer um podcast profissional ao seu público sem ter que fazer grandes investimentos em equipamentos ou aprender a manusear ferramentas de edições e efeitos, é contratar quem entende do assunto para te auxiliar nessa parte.

7.Veja o que fazem outras empresas

Estar atendo ao mercado é um diferencial e um verdadeiro manual para sobrevivência. Por isso, busque informações sobre empresas que publicam conteúdos similares aos que você tem a intenção de criar. Veja como elas fazem, como planejam, qual a frequência e tire o melhor aprendizado para inovar e otimizar seus conteúdos. Ou, simplesmente, relacione o que não gosta e anote para evitar seguir por este caminho.

8.Escolha as plataformas para publicar seus podcasts e ter mais visibilidade

Todo podcast, para chegar até o público, precisa ser hospedado em algum lugar para que possa ser ouvido ou baixado pelos seguidores. Com seus podcasts hospedados online, será possível gerar o endereço RSS para que você possa publicá-los nas plataformas específicas para este fim, como forma de maior alcance de público e engajamento. Há plataformas gratuitas e outras pagas para publicação de podcasts. Entre elas, algumas mais conhecidas são: Spotify, Deezer, Google Podcast, Apple Podcast e Castbox. Mas, atualmente, já existe variadas opções de plataformas, basta buscar e se informar quais atendem melhor às suas expectativas.

9.Divulgue sua marca

As pessoas que acompanham e ouvem os podcasts corporativos o fazem porque sabem que são de empresas ou personalidades relevantes no mercado e querem aprender mais com os conteúdos disponibilizados. Portanto, mais um fator imprescindível para inserir nos conteúdos dos seus podcasts é mencionar o nome da sua empresa, falar quem você é e qual a sua importância para a empresa (o cargo, funções). Isso poderá ser repetido algumas vezes durante o podcast, claro que de maneira discreta para não ficar cansativo para o ouvinte, mas imprescindível, pois isso levará aos ouvintes lembrarem da sua marca e até visitarem sua página para conhecer melhor sua empresa.

10.Pergunte aos ouvintes sobre que acharam do seus conteúdos

Por fim e não menos importante, aliás, importantíssimo é você pedir um feedback aos seus ouvintes, para que eles comentem sobre o que achou do seu podcast e, principalmente do conteúdo. Também pode deixar o espaço dos comentários para seus seguidores deixarem dúvidas sobre os assuntos abordados nos podcasts. Sempre responda as dúvidas e agradeça os elogios. Se receber comentários negativos, seja educado, tente entender o ponto de vista exposto e responda com cordialidade mostrando-se disponível a melhorar sempre. Essa interação através dos comentários te ajudará a ganhar destaque nas plataformas, alcançando cada vez mais público interessado nos seus conteúdos, além de mostrar referência que você faz um bom atendimento e se comunica com seu público.

Esperamos que essas 10 dicas para criar seus podcasts de foma mais criativa e manter um bom relacionamento com seus seguidores, ajudem você a planejar e publicar seus podcasts com mais chances de obter os melhores resultados.

Esse conteúdo foi gerado pela InStore, parceira do Sindilojas-SP

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