COVID-19

Reabertura do comércio com extrema urgência

26 de maio de 2020

O Sindilojas-SP reitera aos Governos do Estado e Municipal a necessidade de reabertura do comercio na capital. Todos estamos envolvidos e cientes dos protocolos de higiene e distanciamento necessários. As sugestões já foram apresentadas para as autoridades e o Sindilojas-SP está desenvolvendo conteúdos e materiais orientando essa reabertura. Clientes, fornecedores e o público geral terão regras sanitárias para atendimento.

A reabertura é a salvação das empresas do comércio lojista, que estão com seus estabelecimentos parados desde o dia 20 de março passado, e com muitas dificuldades para cumprir compromissos financeiros de toda ordem.

A entidade entende que esta medida deve estar alinhada a compromissos das empresas e aos esforços para a preservação da saúde dos empregados, consumidores e público em geral, dessa forma, tomou a liberdade de encaminhar sugestões já divulgadas para as empresas filiadas e que se baseiam nos protocolos dos órgãos de saúde e outras entidades, que visam a segurança e o bem estar de todos os envolvidos nas operações do comércio lojista.


1 – Medidas de prevenção e controle

 Alinhamento e acompanhamento junto ao Governo Estadual e Municipal, referente a previsão de retorno do comércio, se possível com antecedência.

Revisão de escala mínima de funcionários, de forma a evitar aglomeração dentro das lojas.

Suspensão temporária de eventos e atividades promocionais que possam causar aglomeração.

Manter a comunicação clara e eficiente com funcionários e clientes.

Limitação de entrada de pessoas com 50% (cinquenta por cento) de capacidade de público do estabelecimento, podendo estes estabelecer regras restritivas.

Controle de acesso e marcação de lugares reservados aos clientes, bem como, o controle da área externa dos estabelecimentos, respeitadas as boas práticas e distância mínima de 2,0m (dois metros) entre cada pessoa.

Priorização do afastamento sem prejuízo de salários, de empregados pertencentes aos grupos de risco, tais como pessoas com idade acima de 60 (sessenta) anos, hipertensos, diabéticos e gestantes.

Priorização dos trabalhos remotos para os setores administrativos.

 

2 – Empresas do comércio quando retomar às atividades (empresários, colaboradores e consumidores)

 Disponibilização de materiais de proteção, máscaras para todos os funcionários que estiverem na linha de frente do atendimento.

Adoção de medidas internas, especialmente aquelas relacionadas à saúde no trabalho, necessários para evitar a transmissão do novo Coronavírus.

Adotar medidas internas, fazendo campanhas entre funcionários e os instruindo à higienização das mãos e etiqueta respiratória (conjunto de medidas que devem ser adotadas ao tossir e espirrar).

Evitar o contato físico com o cliente, evitando aperto de mãos, abraços e beijos.

Evitar o compartilhamento de objetos, alimentos e bebidas.

Realizar a limpeza e desinfecção de objetos e superfícies que são tocadas com frequência, utilizando água e sabão ou friccionar com álcool 70%, como corrimões, maçanetas, máquinas de cartão de crédito, teclados de computadores.

Evitar que os empregados dos grupos mais vulneráveis (pessoas acima de 60 anos, diabéticos, hipertensos, com doença arterial coroniana ou doenças pulmonares) realizem viagens a trabalho.

Desenvolver um plano de contingência para a sua empresa, levando em consideração: quais medidas os empregados devem adotar se existirem entre eles casos suspeito ou provável de infecção do vírus, qual fluxo será adotado pela empresa em cada um dos casos de suspeita ou confirmação da contaminação.

 

3 – Sugestões para vendas à distância

Priorizar venda por App, venda autônoma, cliente pega o produto e paga sem acesso a outras pessoas. Modelo Brasil: Pão de Açúcar.

Ship From Store – É o processo de atendimento que transforma a loja física em um ponto de distribuição, utilizando o estoque local para atender as vendas online.

Vendedores Social Selling (venda social) – Significa utilizar as redes sociais como Facebook, Instagram e Linkedin para gerar relacionamento e venda com os potenciais clientes.

 

4 – Setor Lojista

Limitação de acessos às lojas, com controle do número de entradas;

Disponibilização de pontos com dispensadores de álcool em gel;

Utilização de canas online para atender aos clientes com movimentação restringida;

Se possível, isolar áreas dos estabelecimentos para facilitar o controle da operação e reduzir custos;

Disponibilizar produtos e tecnologias para a higienização e desinfecção dos sapatos na entrada do estabelecimento;

Evitar atividades promocionais que possam causar aglomerações;

Vetar o uso de sacos reutilizáveis;

Implantação, quando possível, de corredores de uma só via para coordenador o fluxo de clientes na loja;

Evitar aglomerações nos caixas e sinalizar o distanciamento necessário;

Não oferecer serviços e amenidades adicionais que retardam a saída do consumidor do estabelecimento, como café, poltronas para espera, áreas infantis, etc.;

Dispor de comunicados que instruam os compradores e funcionários sobre as normas de proteção que estão em vigência no estabelecimento.

 

5 – Shoppings Centers e Praças de Comércio (protocolo ABRASCE)       

Protocolo de reabertura dos shoppings centers elaborado pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Center). De acordo com a associação, o protocolo foi desenvolvido com base em experiências internacionais, boas práticas de outros setores e recomendações de profissionais da saúde para o processo de reabertura.

ACESSE AQUI O PROTOCOLO

 

A equipe do Sindilojas-SP está atuando presencialmente das 10h às 16h, via agendamento prévio e seguindo as orientações de higiene e prevenção, e de maneira digital está à disposição para esclarecimentos e orientações pelo FALE CONOSCO das 8h30 às 17h30 ou WhatsAPP 11 2858.8402 das 10h às 16h.

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