Reforma trabalhista emperra negociações
Reforma trabalhista emperra negociações entre empresas e sindicatos
Dúvidas e divergências relacionadas à reforma trabalhista estão gerando impasse nas negociações entre empregados e empregadores. A dificuldade para o entendimento aparece com mais força nas convenções coletivas, realizadas entre sindicatos laborais e patronais.
Dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) indicam que, de janeiro a abril de 2018, apenas 447 convenções foram concluídas, o equivalente a redução de quase 42,9% em relação a igual período de 2017. No caso dos acordos coletivos, celebrados entre sindicatos e uma ou mais empresas e menos amplas do que as convenções, foram 3.402, queda de 27,2% sobre o intervalo de janeiro a abril do ano passado.
Levantamento do Salariômetro, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), mostra quadro semelhante, embora sem abril. No primeiro trimestre, foram 2.557 acordos e convenções coletivas fechados no país, diminuição de 40,1% sobre igual período de 2017. No Estado, a retração é de 26,3%.
Fonte: Granadeiro Guimarães
As informações de fontes externas têm apenas o caráter informativo e são de inteira responsabilidade de seus autores, não traduzindo, por isso mesmo, a opinião legal do Sindilojas-SP ou sua veracidade.
- As novas regras da Reforma Trabalhista e como aplicá-las com segurança.
- Assessoria Trabalhista – Defesa do Consumidor – Cível e Tributária – Locação Comercial – Franquia Empresarial – Criminal Empresarial.
- Rotinas e Reclamações Trabalhistas.
- Acordos Judiciais (inovação da Reforma Trabalhista).
- Ações Coletivas em benefício das empresas do comércio.
Ligue para nossa Central de Relacionamento – Tel. 11 2858-8400 ou faleconosco@sindilojas-sp.org.br