COVID-19

Rodízio ampliado lota transporte público

12 de maio de 2020

Quando o novo rodízio ampliado na capital foi anunciado pela Prefeitura do Município de São Paulo, o Sindilojas-SP manifestou-se contrário à medida e solicitou ao Prefeito Bruno Covas a revogação do rodízio em toda a cidade, por 24h, 7 dias por semana. Entre os alertas da entidade, estava justamente o fato de que a restrição de utilização de veículos particulares iria transferir esses passageiros para o transporte público. E o fato, infelizmente, vem sendo confirmado em diversas reportagens de variados veículos de mídia.

A imagem abaixo, do fotógrafo Fábio Vieira, do Estadão Conteúdo, mostra o movimento de passageiros na Estação da Luz, da CPTM, na manhã da segunda-feira (11)

Já o jornal Folha de São Paulo traz em reportagem a afirmação de que “nas ruas e nas redes sociais, usuários do transporte público relataram que se sentiram mais expostos com o maior número de pessoas nos ônibus, trens e metrôs —algo que vai contra o consenso para evitar o contágio pelo novo vírus, de manter distância de outras pessoas”.

Uma outra informação, essa da Sociedade Brasileira de Diabetes, coloca o transporte coletivo como segundo local de maior risco de transmissão da Covid-19, atrás apenas de hospitais. A arte divulgada abaixo demonstra as classificações.

Em nota anterior, o Sindilojas-SP esclareceu que entende que, apesar do uso obrigatório de máscaras nos transportes públicos, esse cuidado não é suficiente para evitar a contaminação e proliferação do vírus, visto que os transportes trafegam na sua maioria totalmente fechados, principalmente trens e metrô. Isso fará com que o vírus permaneça no ambiente e se propague. Para o Sindilojas-SP, ao invés de conter a contaminação, essa medida expandirá o contágio pelo coronavirus. Sem contar que a medida prejudica as empresas que estão utilizando sistemas de entregas por delivery e Drive-Thru.

A entidade ainda espera que o rodízio ampliado seja revogado.

 

A equipe do Sindilojas-SP está atuando presencialmente das 10h às 16h, via agendamento prévio e seguindo as orientações de higiene e prevenção, e de maneira digital está à disposição para esclarecimentos e orientações pelo FALE CONOSCO das 8h30 às 17h30 ou WhatsAPP 11 2858.8402 das 10h às 16h.

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?