Seleção de vendedores: como ser assertivo?
Os aspectos particulares e contextuais da profissão de vendedor, bem como os perfis inerentes para o processo de seleção de profissionais do segmento, são temas sempre em voga nas áreas de RH do varejo.
A profissão de vendedor detém certas particularidades, visto que essa carreira é a que mais tem se adaptado às transformações do meio corporativo ao longo do tempo.
Nesse sentido, é importante ressaltar os aspectos que indicam as competências necessárias e que caracterizam o vendedor moderno, como, por exemplo, o desenvolvimento de habilidades nas relações interpessoais, que remetem ao senso de persuasão, ao atendimento mais humanizado, à construção de relacionamentos efetivos nas interações com os consumidores, chegando até o processo de fidelização do cliente. Essa etapa final tem se mostrado, de acordo com os mais inovadores conceitos dos manuais mercadológicos e de marketing, a expressão maior do fortalecimento da marca e da consolidação do negócio no comércio varejista, traduzido em resultados.
Tudo isso é o que baliza de maneira mais perceptível as ações dos profissionais de RH no varejo, em todos os processos de recrutamento e seleção.
Alinhamento e formatos
O componente do perfil entre candidatos a vagas de vendedor se torna ainda mais importante no segmento do comércio, não só por ser uma posição de contato direto com o cliente, mas também por ser uma função-chave para as receitas e a própria sobrevivência da organização.
Assim, é indispensável saber se a equipe de vendas está alinhada com as necessidades da empresa. Para se chegar à isso, é fundamental que na abertura de processos seletivos, haja também alinhamento da organização com as novas tecnologias digitais nas etapas de recrutamento, sendo essa uma contribuição importante para alcançar a desejada assertividade na escolha do candidato, e, até mesmo, do time.
E, como consequência disso, competitividade em meio à forte concorrência.
Nesse sentido, a formatação e o conteúdo dos anúncios de vaga para vendedores, assim como critérios bem estabelecidos e homogêneos nas etapas de seleção, tendem a fazer toda a diferença no objetivo de atrair, recrutar e selecionar o(s) candidato(s) que mais se enquadre(m), desde os requisitos indispensáveis e genéricos para o exercício da função, até as particularidades de um negócio específico, que promova conexão com os valores, propósitos e a cultura organizacional da empresa do comércio.
Observar esse roteiro, não representa a solução definitiva para a redução dos famigerados e incômodos “Turnovers” no comércio varejista, mas é um passo importante para caminhar nessa direção.
E-Book Seleção de vendedores para o varejo
O Sindilojas-SP lançou recentemente o manual “Lidando com os desafios nos processos de recrutamento e seleção de vendedores para o varejo”. Esse material editorial reúne uma compilação de informações retiradas à partir dos debates entre os profissionais de RH durante os encontros promovidos pelo PROGERH, com o objetivo de detalhar dicas e pontuar falhas comuns dos selecionadores, visando melhorar a eficiência do processo de Recrutamento & Seleção nas empresas do varejo.
Clique aqui para baixar o seu E-Book!
PROGERH
O Programa de Gestão de RH no Varejo – PROGERH é uma iniciativa do Sindilojas-SP que visa desenvolver ações para atuar sobre alguns dos principais desafios enfrentados atualmente pelo setor de RH dentro das empresas do varejo, como: Turn-Over, Absenteísmo, Comprometimento, Liderança, Produtividade, Remuneração e Benefícios, Treinamento, etc.
Ou, ligue 11 2858-8400, FALE CONOSCO ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402